Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Carne: a análise do Ministério da Agricultura
Hambúrgueres, linguiças e salsicha apresentaram contaminação por microrganismos
04 maio 2017 |
carnes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da  fez análises laboratoriais em produtos de origem animal com 302 amostras provenientes de 21 dos estabelecimentos que são alvos da ação da Operação Carne Fraca. Desse total, 31 amostras (10,2%) apresentaram problemas de ordem econômica, pois não seguiam as normas técnicas. Outras oito amostras (2,6%) tiveram problemas de saúde pública, devido à presença de bactérias. Desse total, 31 amostras (10,2%) apresentaram problemas de ordem econômica, pois não seguiam as normas técnicas. Outras oito amostras (2,6%) tiveram problemas de saúde pública, devido à presença de bactérias. Foram encontradas as seguintes irregularidades:

  • Presença de salmonella em sete amostras de hambúrgueres da empresa Transmeat, (marca Novilho Nobre). O problema foi identificado em três lotes diferentes. Segundo o MAPA, essa linha de produção da empresa foi fechada e os lotes do produto recolhidos no dia 23 de março. Eles serão obrigatoriamente descartados e destruídos, sob supervisão de técnicos do Ministério;
  • Presença de estafilococos e amido em linguiça da empresa Frigosantos. Um lote foi interditado pela ANVISA;
  • Presença de ácido sórbico (sorbato) e amido em salsichas e linguiças produzidas pela Souza Ramos. A presença do conservante ácido sórbico é proibida em salsichas e linguiças. Apesar de não configurarem um risco a saúde do consumidor, o uso de amido acima do permitido, piora a qualidade do produto, já que encontramos neles menos carne do que esperado;
  • Excesso de água em frango comercializado pela BRF e pela Frango DM;
  • Excesso de amido em salsichas produzidas pela Peccin Agro Industrial.

analise frango

Segundo o secretário exxecutivo do MAPA, Eumar Novacki, não foram reportados problemas de saúde pelo consumo desses produtos, mas tanto a salmonela quanto os estafilococos podem causar vômito e diarreia. O órgão afirmou que existem vários tipos de salmonela e a que foi encontrada não produz esses sintomas, mas o regulamento não permite a presença dessa bactéria em hambúrgueres.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.

Leia também

file-peixe-qualita
dessalgar-bacalhau
alimentos-funcionais
abertura

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.