Notícia

Fraude no bacalhau: como fizemos o teste

25 março 2015

25 março 2015

Em parceria com três entidades de Florianópolis, avaliamos, por análise de DNA, 30 amostras de peixes salgados vendidos como bacalhau nessa cidade, para detectar possíveis fraudes.

Às vésperas da Páscoa e do elevado consumo de bacalhau nessa época do ano, o objetivo deste teste foi desmascarar a prática fraudulenta na venda do bacalhau, infelizmente comum, de comercializar e vender peixes salgados secos como bacalhau, enganando, assim, o consumidor. 


Testamos 30 produtos vendidos como bacalhau em Florianópolis 

Em parceria com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão e o Procon (todos de Florianópolis), a “Operação DNA do Pescado 2015” verificou, por meio da análise de DNA, 30 amostras de bacalhau, em várias formas de apresentação (lombo, filé, postas), coletadas em supermercados e peixarias de Florianópolis. 


Salve uma, tipo bacalhau, as amostras se denominavam bacalhau 

Esses produtos, comercializados como Bacalhau – exceto um, que se denominava peixe Tipo Bacalhau – foram então enviados para um laboratório, a fim de verificar a autenticidade da espécie. As coletas ocorreram entre nos dias 5 e 11 de fevereiro de 2015. 

 

Projeto detectou fraude em 40% das amostras em Florianópolis 

A operação faz parte do projeto “DNA do Pescado”, trabalho iniciado em 2014 pelo IGEOF que, na última Páscoa, detectou fraude em 40% das amostras coletadas.

 

Análise de DNA para constatar autenticidade da espécie do peixe 

A metodologia utilizada no teste é a Barcode de DNA, conforme descrita no artigo científico DNA Barcoding identification of commercialized seafood in South Brazil: A governmental regulatory forensic program. Food Control. (v. 50, p. 784 – 788. 2015), de Carvalho, D.C. Palhares, R.M., Drummond, M.G., Frigo, T.B.

 

Confira os resultados do teste de bacalhau aqui.


 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo