Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Fraude no bacalhau: como fizemos o teste
Em parceria com três entidades de Florianópolis, avaliamos, por análise de DNA, 30 amostras de peixes salgados vendidos como bacalhau nessa cidade, para detectar possíveis fraudes.
 
25 março 2015 |

Às vésperas da Páscoa e do elevado consumo de bacalhau nessa época do ano, o objetivo deste teste foi desmascarar a prática fraudulenta na venda do bacalhauinfelizmente comum, de comercializar e vender peixes salgados secos como bacalhau, enganando, assim, o consumidor. 

Testamos 30 produtos vendidos como bacalhau em Florianópolis 

Em parceria com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão e o Procon (todos de Florianópolis), a “Operação DNA do Pescado 2015” verificou, por meio da análise de DNA, 30 amostras de bacalhau, em várias formas de apresentação (lombo, filé, postas), coletadas em supermercados e peixarias de Florianópolis. 

Salve uma, tipo bacalhau, as amostras se denominavam bacalhau 

Esses produtos, comercializados como Bacalhau – exceto um, que se denominava peixe Tipo Bacalhau – foram então enviados para um laboratório, a fim de verificar a autenticidade da espécie. As coletas ocorreram entre nos dias 5 e 11 de fevereiro de 2015. 

 

Projeto detectou fraude em 40% das amostras em Florianópolis 

A operação faz parte do projeto “DNA do Pescado”, trabalho iniciado em 2014 pelo IGEOF que, na última Páscoa, detectou fraude em 40% das amostras coletadas.

Análise de DNA para constatar autenticidade da espécie do peixe 

metodologia utilizada no teste é a Barcode de DNA, conforme descrita no artigo científico DNA Barcoding identification of commercialized seafood in South Brazil: A governmental regulatory forensic program. Food Control. (v. 50, p. 784 – 788. 2015), de Carvalho, D.C. Palhares, R.M., Drummond, M.G., Frigo, T.B.

 

Confira os resultados do teste de bacalhau aqui.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

 

Leia também

uber-regulamentacao
preco-galaxy-s7
cancelar-passagem-aerea
Internet 2

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.