Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE comprova: carne está contaminada
A pedido de associados, levamos produtos ao laboratório e encontramos bactérias perigosas para a sua saúde
04 maio 2017 | Aloisio Aguiar
carne fraca

Tem salmonella e listeria na carne que você consome. Esse foi o resultado de um teste feito pela PROTESTE com 26 amostras de carne e derivados, adquiridas m redes de supermercados no Estado de São Paulo. Entre outras consequências, o consumo da carne contaminada pode levar a vômitos, diarreias e pode matar pacientes mais sensíveis, como gestantes, idosos e recém-nascidos.

A PROTESTE avaliou as carnes após inúmeros pedidos de associados, logo após a deflagração da chamada Operação Carne Fraca. O Ministério da Agricultura também fez análises laboratoriais e encontrou problemas.

  • O que foi a Operação Carne Fraca?
  • Resultados da avaliação do Ministério da Agricultura
  • Como a PROTESTE fez o teste?

Salmonella em contrafilé

Encontramos a bactéria em uma amostra de Contrafilé da Friboi JBS, contrariando a exigência de ausência em 25g do produto. Hambúrgueres da mesma empresa também apresentaram Salmonela nas avaliações do Ministério da Agricultura.

A presença desse microrganismo revela, provavelmente, contaminação durante as operações de abate, processamento e embalagem.

Cinco amostras continham listeria


Contrafilé Naturafrig, picanha Fri Alto e Better Beef, fraldinha Marfrig e filé de peito de frango Seara continham listeria. É quase um quarto das amostras analisadas!

A listeria provoca listeriose, uma infecção alimentar que afeta, principalmente, pacientes com baixa imunidade, gestantes, idosos e neonatos, levando a uma alta taxa de mortalidade, que varia entre 20 e 30%. Indivíduos saudáveis, fora da gestação e que estão com a imunidade normal são altamente resistentes à infecção.

Os sintomas da listeriose parecem com o da gripe, somados a diarreia e febre moderada – mas pode ser que esses sinais sequer apareçam. Você também pode carregar a bactéria por anos sem manifestar a doença.

No Brasil, infelizmente, não há norma regulando a presença de listeria em carne. Para a PROTESTE, a norma deveria, no mínimo, exigir ausência da bactéria.

Leia também

dessalgar-bacalhau
file-peixe-qualita
alimentos-funcionais
foto-celular

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.