Saiba os segredos para preparar um bacalhau perfeito

Saiba os segredos para preparar um bacalhau perfeito

Muito popular na Semana Santa, o bacalhau pode ser servido como prato principal, acompanhamento ou aperitivo. Para deixá-lo bem saboroso, confira as dicas da PROTESTE e acerte na receita de sua preferência.

Além de saber identificar o verdadeiro bacalhau e dessalgar corretamente, é importante seguir algumas dicas de como preparar o bacalhau corretamente, para que o peixe fique macio e suas lascas praticamente derretam em sua boca, à moda portuguesa.

Tenha em mente que o bacalhau é um alimento delicado com um preparo longo, que exige alguns cuidados.

Confira nossas dicas de preparo:

• É mais fácil retirar a pele do bacalhau quando ele ainda estiver salgado e seco;

• Levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes;

• A pele também sai com facilidade depois do cozimento;

• O melhor momento para retirar as espinhas é quando se desfia o bacalhau, ainda salgado e seco ou depois do cozimento;

• O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo exijam. A fervura prejudica o paladar e resseca o pescado. Ele deve ser preparado em fogo brando, sem borbulhar;

• Reserve o caldo do cozimento para cozinhar as batatas ou o arroz;

• Caso vá preparar bacalhau ao forno ou na brasa, faça um pré-cozimento antes, colocando o bacalhau em uma panela com água por 5 minutos em fogo brando. Para dar mais sabor ao pescado, deixe-o temperado com azeite, alho e ervas (como coentro e salsa) ou submerso no leite durante pelo menos duas horas antes do preparo.

• Para calcular a quantidade de bacalhau em uma refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa.

Em relação às receitas, o bacalhau aparece, em geral, de três formas. Os pratos considerados mais nobres são feitos em postas, como o à Lagareiro e o Zé do Pipo.

Já os pratos mais populares costumam ser feitos em lascas ou desfiados, como o bacalhau à Gomes de Sá, à Brás e às Natas, segundo o jornal Gazeta do Povo.

Como acompanhamentos, os mais tradicionais são as batatas e a couve.