Notícia

Apenas um rótulo é bom

17 novembro 2010

17 novembro 2010

Letras do único bom rótulo são pequenas

Você pode estar levando gato por lebre quando compra um panetone com gotas de chocolate. É que, ao analisar a rotulagem, verificamos que apenas uma marca – a Bauducco –  apresenta as informações sem erro e com uma veracidade pelo menos razoável.

Mesmo assim, o produto faz isso com letras pequenas. Embora o tamanho delas esteja no permitido pela legislação, isso dificulta que você leia o rótulo, o que resultou em um conceito geral “Bom”. As demais marcas, ainda que mostrem todas as informações exigidas pela lei, omitiram ou erraram a indicação de dados que são importantes para você. Confira um resumo do que encontramos:

 Problema

 Marca

Falta de informação

Modo de conservação

Panco

Validade após abertura da embalagem

Di Lucca, Panco, Plus Vita, Pullman e Santa Edwiges.

Diferença na indicação de valores

Teor de proteínas

Casa Suíça

Valor energético

Casa Suíça

Carboidratos

Bauducco, Casa Suíça, Di Lucca, Plus Vita, Pullman, Visconti e Bom Preço.

Letras pequenas demais na embalagem

Bauducco

Fabricantes não sabem a composição?

Os problemas com a indicação e, em especial, a veracidade das informações nutricionais dos panetones com gotas de chocolate mostra que os fabricantes precisam aprimorar seus processos de qualidade. A impressão deixada é que sequer eles sabem a composição do alimento que vendem.

Erratas

  • O panetone Bom Preço, ao contrário do publicado anteriormente, apresenta data de validade após a abertura na parte externa da embalagem.
  • O cálculo da veracidade foi feito baseado em uma porção de 100g. Porém, o valor correto é de 80g.


Imprimir Enviar a um amigo