Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Aprenda a fazer receitas saudáveis de pipoca
Dependendo do seu preparo e dos temperos adicionados, esse alimento pode ser uma opção de lanche saudável, auxiliando na dieta e até no combate ao envelhecimento.
02 julho 2018 |
pipoca-saudavel

Ahhhh... Pipoca! Presença obrigatória nos jogos de futebol, no cinema, nas festas juninas, no circo, nas festinhas infantis ou na sessão de filme no sofá, esse alimento é paixão geral! 

Quando comparada a outros aperitivos e snacks, torna-se uma opção de lanche saudável e superintuitivo, sendo rica em fibras (o que dá saciedade e melhora o trânsito intestinal) e polifenóis (antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol). 

Aprenda a preparar mais de 20 receitas práticas e deliciosas de marmitas saudáveis

Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, presentes principalmente na casca.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de preparar o alimento. Dependendo dos ingredientes usados e do sal ou outros temperos adicionados, o lanche saudável se transforma em uma porção de calorias, cheia de açúcar, gordura, sódio e aditivos.

É preciso ainda ter atenção com as versões industrializadas para micro-ondas e com a pipoca vendida no cinema. Elas devem ser evitadas, pois contém conservante e sódio em excesso, além de serem extremamente calóricas.

A PROTESTE aconselha a escolha da opção mais saudável e econômica: a pipoca feita em casa. 

Confira mais receitas e dicas de alimentação saudável

Aqui você encontra uma receita saudável e fácil de fazer, além de uma lista de opções para adicionar mais sabor e propriedades a esse alimento. 

Ingredientes:

½ xícara de chá de milho para pipoca
3 colheres de sopa de água filtrada

Modo de preparo:

No micro-ondas: coloque os ingredientes em um recipiente alto – de preferência de vidro – e tampado (para isso você pode usar um filme plástico e fazer furos com um garfo ou um prato maior que o recipiente). 

O tempo vai variar de acordo com a potência do micro-ondas, mas em geral, esse processo leva cerca de 4 a 5 minutos.

Lembre-se de interromper o processo quando os estouros da pipoca começarem a ser mais espaçado, assim você evita de queimar as que estouraram primeiro. 

Por fim, não se esqueça de usar uma luva ou pano grosso para remover o recipiente do forno. 

Na panela: coloque os ingredientes, acrescentando uma colher de chá de azeite de oliva extravirgem. Leve ao fogo tampado e mexa, para não queimar.

graos-de-milho

Para temperar...

Se você deseja um sabor diferente é possível temperar a sua pipoca tradicional com alguns ingredientes e temperos, agregando sabor sem prejudicar sua saúde. Confira abaixo nossas dicas:

Versão salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas (como orégano, tomilho, alecrim e salsinha), açafrão, pimenta do reino ou gengibre a gosto. A utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

Versão doce: Adicione canela ou raspas de laranja antes dos grãos estourarem ou salpique chocolate amargo antes de servir a pipoca.

pipoca-estourando

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de telefone fixo ou celular).

Leia também

teste-azeite
IMG-queijominas
feijao-causa-gases
abertura

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.