Ahhhh... Pipoca! Presença obrigatória nos jogos de futebol, no cinema, nas festas juninas, no circo, nas festinhas infantis ou na sessão de filme no sofá, esse alimento é paixão geral!
Quando comparada a outros aperitivos e snacks, torna-se uma opção de lanche saudável e superintuitivo, sendo rica em fibras (o que dá saciedade e melhora o trânsito intestinal) e polifenóis (antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol).
Aprenda a preparar mais de 20 receitas práticas e deliciosas de marmitas saudáveis
Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, presentes principalmente na casca.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de preparar o alimento. Dependendo dos ingredientes usados e do sal ou outros temperos adicionados, o lanche saudável se transforma em uma porção de calorias, cheia de açúcar, gordura, sódio e aditivos.
É preciso ainda ter atenção com as versões industrializadas para micro-ondas e com a pipoca vendida no cinema. Elas devem ser evitadas, pois contém conservante e sódio em excesso, além de serem extremamente calóricas.
A PROTESTE aconselha a escolha da opção mais saudável e econômica: a pipoca feita em casa.
Confira mais receitas e dicas de alimentação saudável
Aqui você encontra uma receita saudável e fácil de fazer, além de uma lista de opções para adicionar mais sabor e propriedades a esse alimento.
Ingredientes:
• ½ xícara de chá de milho para pipoca
• 3 colheres de sopa de água filtrada
Modo de preparo:
No micro-ondas: coloque os ingredientes em um recipiente alto – de preferência de vidro – e tampado (para isso você pode usar um filme plástico e fazer furos com um garfo ou um prato maior que o recipiente).
O tempo vai variar de acordo com a potência do micro-ondas, mas em geral, esse processo leva cerca de 4 a 5 minutos.
Lembre-se de interromper o processo quando os estouros da pipoca começarem a ser mais espaçado, assim você evita de queimar as que estouraram primeiro.
Por fim, não se esqueça de usar uma luva ou pano grosso para remover o recipiente do forno.
Na panela: coloque os ingredientes, acrescentando uma colher de chá de azeite de oliva extravirgem. Leve ao fogo tampado e mexa, para não queimar.
Para temperar...
Se você deseja um sabor diferente é possível temperar a sua pipoca tradicional com alguns ingredientes e temperos, agregando sabor sem prejudicar sua saúde. Confira abaixo nossas dicas:
Versão salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas (como orégano, tomilho, alecrim e salsinha), açafrão, pimenta do reino ou gengibre a gosto. A utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.
Versão doce: Adicione canela ou raspas de laranja antes dos grãos estourarem ou salpique chocolate amargo antes de servir a pipoca.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de telefone fixo ou celular).