Notícia

Combine nutrientes com harmonia

15 julho 2010

15 julho 2010

Consumir determinados alimentos juntos em uma refeição pode melhorar sua saúde.

Uma refeição completa fornece vários nutrientes importantes. E durante a passagem da comida pelo trato digestivo, há interações entre os nutrientes, que podem ser positivas ou não. Esse processo é mais frequente durante a absorção, quando os nutrientes se misturam no intestino. Nas boas interações, o nutriente favorece a absorção intestinal, transporte, utilização e armazenamento da outra substância. Já na interação negativa, o corpo absorve menos do que faria se esses nutrientes fossem consumidos separadamente.

Veja exemplos de como aproveitar o máximo de cada alimento em prol de sua saúde:

  • A vitamina C (laranja) aumenta a absorção do ferro não-heme (vegetais em geral, leguminosas e cereais). Essa combinação só não vale para o ferro heme (encontrado nas carnes), que já é bem assimilado pelo organismo.
  • A vitamina A (cenoura) se une ao ferro na digestão e impede que ele se una a outras substâncias prejudiciais à sua digestão.
  • Graças ao efeito efeito antioxidante da vitamina E (cereais) sobre a gordura (azeite), a vitamina A é melhor absorvida pelo organismo.
  • A vitamina D, obtida através da luz solar, contribui para a absorção de cálcio nos intestinos,  diminuindo sua eliminação pelos rins.
  • As gorduras permitem à vitamina K (brócolis) incorporar-se melhor ao organismo e também favorecem a absorção do licopeno (tomate). Uma dica é acrescentar azeite ao molho de tomate da macarronada e temperar a salada com azeite.
O que não combina
  • A ingestão simultânea de cálcio e ferro não-heme pode inibir a absorção do ferro. As fontes de cálcio (leite e seus derivados) ou os suplementos do mineral devem ser consumidos fora das refeições principais, já que elas são as mais ricas em ferro.
  • - O excesso de zinco leva ao aumento da síntese de uma proteína que tem afinidade em se ligar com o cobre, impedindo sua absorção. Frutos do mar são fontes desses dois nutrientes.

Imprimir Enviar a um amigo