Notícia

Como congelar alimentos

16 novembro 2011

16 novembro 2011

A maioria dos alimentos, crus ou cozidos, pode ser congelada. Mas é preciso ter alguns cuidados antes de levá-los ao freezer.

Vegetais

Retire as partes danificadas dos vegetais e deixe-os imersos na água fervente por alguns instantes, sem necessariamente cozinhá-los. Passe os alimentos em água corrente e, em seguida, mergulhe-os em água gelada. Seque bem e embale, o que pode conservá-los por até três meses. Para descongelar, cozinhe as porções em banho-maria.

Frutas

freezer.

Carnes

Retire os ossos e o excesso de gordura. Coloque as porções em sacos plásticos ou enroladas em papel aderente. No caso de bifes e hambúrgueres, coloque os pedaços em uma forma de alumínio ou tabuleiro forrado com plástico. Deixe no freezer por duas horas e, após, ponha todos no mesmo saco plástico. Quando congeladas, as carnes de boi podem ser consumidas em até seis meses. Para descongelar, deixe-as no refrigerador, de um dia para o outro. Evite levá-las novamente ao freezer.

Aves

Para congelar uma ave inteira crua, a dica é passar manteiga em sua pele para evitar o ressecamento. Os miúdos devem ser retirados e embalados separadamente. Frango em pedaços ou a passarinho pode ser congelados em sacos plásticos. O tempo de conservação varia de três meses, para miúdos, a seis meses para frango.

Peixes

Devem estar bem frescos ou já resfriados. O bacalhau pode ser congelado cru, em pedaços, retirando-se todo o sal, em saco plástico ou papel manteiga. Para descongelar peixes, coloque-os no refrigerador.

Laticínios

Para leite longa vida, seque a embalagem e leve-a ao freezer. Se o leite for fresco, ferva por dez minutos e, depois, resfrie ele antes do congelamento. Manteiga ou margarina podem ir ao freezer na própria embalagem. Com exceção do minas e da ricota, os demais tipos podem ser congelados em porções de 250g. Enrole-os em papel aderente e, depois, com folhas de alumínio. Para sorvetes, a dica é congelar na lata ou caixa. E atenção: evite armazená-los novamente se estiverem derretidos.

Pães, bolos e salgados

Guarde pães franceses ou de forma em sacos plásticos, extraindo o ar da embalagem. Bolos com receitas simples, sem cobertura ou recheio, devem ser guardados frios, em bandejas ou sacos plásticos. No caso de sanduíches, procure guardá-los em plásticos aderentes ou enrolados em folhas de alumínio. Não congele aqueles com recheios de tomate cru, alface, pepino e ovo cozido.


Imprimir Enviar a um amigo