Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Cuide da alimentação no verão com nossas dicas
Aproveite ao máximo a estação mais quente do ano focando na sua alimentação e saúde.
16 janeiro 2018 |
alimentação-4

Durante o verão, é comum a temperatura elevada inibir a fome, ao contrário do inverno, que aumenta o apetite. Este efeito induzido pelo calor pode agir negativamente se ficarmos em jejum. Por isso, prefira consumir alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão.

No verão, quem está em férias costuma levantar-se mais tarde e programar atividades que fazem com que os horários das refeições não sejam seguidos rigorosamente. Para quem é controlado, isso pode até não trazer consequências. Mas há pessoas que quando saem do ritmo do dia-a-dia, passam a comer mais e chegam ao final das férias mais 'cheinhas'. É importante estabelecer horários para se alimentar. Vale a pena fracionar a alimentação em pelo menos 4 a 5 refeições, comendo menores quantidades mais vezes ao dia.

É mais saudável levar o lanche de casa, se for para a praia, pois é complicado encontrar alimentos saudáveis à venda na orla. Geralmente as barracas de praias e bares oferecem alimentos gordurosos, com pouco valor nutritivo. São os tradicionais pastéis, porções de peixes, camarão e batatinha, todos fritos em óleo usado por várias vezes, salgadinhos dos mais variados tipos, entre outros.

Confira as dicas abaixo antes de comer qualquer coisa na rua:

Leve de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Use e abuse das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.

alimentacao-1

Na salada evite o uso de maionese, que estraga rapidamente. Prefira os molhos à base de iogurtes naturais. Se não resistir ao milho das barraquinhas de praia, evite a manteiga.

Muitos alimentos apresentam a gordura em uma forma 'escondida' ou camuflada, o que ocorre com os queijos amarelos, amendoins, os salgadinhos de pacote, pastéis, calabresa e salames fatiados, patês, maioneses, chocolates e sorvetes em massa.

Uma boa opção é consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo o pastel frito pelo assado, o sorvete em massa (contém gordura do leite) pelo picolé de fruta (contém suco de frutas), o chocolate pela barra de cereais, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos, etc. 

Veja algumas de nossas receitas e recomendações para uma alimentação mais saudável

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

alimentos-funcionais
arsenio-no-arroz
abertura
feijao-causa-gases

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.