Notícia

Dicas e receitas para uma ceia light

15 dezembro 2009

15 dezembro 2009

É possível montar uma mesa saudável e gostosa para o final do ano. Saiba como.


Se você está fazendo dieta para emagrecer ou quer optar por tornar a ceia de sua família mais saudável, saiba que é viável criar uma ceia de Natal ou Ano Novo leve, sem excessos de carnes gordurosas, aproveitando ervas e especiarias.

Veja abaixo as nossas dicas e aproveite ainda mais as delícias do final do ano:

  • Rabanada - faça com menos açúcar ou adoçante e use leite desnatado ou semi-desnatado. Leve-a ao forno ao invés de fritar. 
  • Prefira carnes mais magras - inclua aves como o peru e o frango, peixes (os de água profunda, como o salmão, a sardinha, o arenque e a truta, pois são ricos em ácidos graxos ômega -3, que contribuem para a saúde do coração), lombo de porco magro e evite carnes gordurosas.
  • Frutas e hortaliças em alta - abuse das saladas verdes, frutas da estação, legumes, cereais e frutas secas (uvas passas). As frutas oleaginosas como castanha, nozes e avelã são boas opções porém, por serem mais calóricas que as frescas e secas, é melhor consumir com moderação.
  • Aposte nas ervas e especiarias – esqueça os temperos prontos. Mostarda, gengibre, pimenta e açafrão são ótimas pedidas. Utilize limão, vinagre ou azeite para temperar as saladas.
  • Salpicão saudável - o salpicão de frango, prato frio muito consumido nesta época devido ao calor do verão, pode ser feito com queijo tipo cottage e iogurte natural desnatado. Coloque-o à mesa apenas no momento da ceia, para mantê-lo resfriado.
  • Prefira bebidas destiladas - As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 Kcal/g, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4 Kcal/g. Opte pelos destilados – vodca ou uísque – pois esses são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool.
  • Devagar com panetones - o panetone com frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate (link para os dois testes) devem ser consumidos com moderação devido ao excesso de calorias e açúcar.

Nos dias antes e também após a ceia evite comidas muito pesadas e guloseimas calóricas. Invista em saladas, frutas frescas, legumes, cereais integrais, carnes brancas e beba muita água, pois estamos no verão. E lembre-se: a ceia deve durar apenas um dia!


Imprimir Enviar a um amigo