Notícia

Mastigar bem pode ajudar a emagrecer

25 novembro 2016
mastigar-bem-emagrecer

25 novembro 2016
Mastigue lentamente cada porção antes de engolir. Assim, você tende a saciar-se mais rápido com uma quantidade menor de comida.

Com a correria diária, muitas vezes, fica difícil fazer uma refeição com calma. Mas, se você quer emagrecer, vai precisar dedicar mais tempo ao seu almoço ou lanche, para que possa mastigar bastante – em torno de 30 vezes. Isso não significa que você vá comer mais, muito pelo contrário: a ideia é justamente reduzir a quantidade de alimentos.

É isso mesmo! Quando a mastigação é lenta e repetida várias vezes, seu organismo sinaliza ao cérebro que você já está saciado. Assim, você se sente farto em cerca de 15 minutos, antes mesmo de esvaziar o prato de comida. Se isso acontecer, encerre sua refeição.

Por outro lado, ao mastigar os alimentos rapidamente, você levará mais tempo para saciar-se, consumindo um volume de alimentos maior. Além disso, poderá sofrer com problemas digestivos como gastrite, má digestão e refluxo.


ma-digestao
A mastigação incorreta pode até contribuir para problemas digestivos.

 

Benefícios vão além da balança

Mas não é só a sua dieta que pode se beneficiar de uma mastigação correta. Ela também é importante para a musculatura da boca e da língua e a saúde dos dentes.

E lembre-se de que um ambiente tranquilo conta muito para sua refeição. Evite almoçar de pé, em frente ao computador ou se estiver muito estressado. Coma primeiro uma farta porção de salada. Assim, você deverá comer menos no segundo prato.

Evite ainda consumir líquidos durante a refeição. Eles dificultam a ação dos ácidos gástricos do estômago, o que pode resultar em indigestão, flatulência ou gases.

salada
Procure iniciar sua refeição com uma farta salada. Isso ajudará você a comer menos no segundo prato.

Além de mastigar bem e manter uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios é fundamental para uma vida saudável.

Se você quer ficar em forma, mas precisa de uma solução prática para encaixar prática de exercícios dentro da sua rotina, o aplicativo Hora do Treino é a melhor alternativa. Com ele é possível atingir o melhor resultado, pois você conta com o suporte de profissionais qualificados que elaboram treinos personalizados e ainda tiram dúvidas online sobre sua rotina de exercícios.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo