Notícia

Os minerais e a saúde

15 outubro 2010

15 outubro 2010

Importantes para o metabolismo, os minerais devem ser consumidos na medida certa, através de uma alimentação saudável e equilibrada.

Os minerais são elementos inorgânicos amplamente distribuídos na natureza e que, no organismo, desempenham uma variedade expressiva de funções metabólicas que incluem ativação, regulação, transmissão e controle. Em sua maior parte, são considerados essenciais, e de acordo com a necessidade diária, são divididos em macrominerais e minerais traço.

Esses nutrientes fazem parte de nossa alimentação habitual e as necessidades diárias podem ser satisfeitas com uma alimentação variada e equilibrada. No entanto, o excesso de minerais pode ter sérias consequências para a saúde e o bem-estar: teores de cálcio ou de fósforo em demasia, por exemplo, podem constituir um obstáculo para a absorção do ferro; o excesso de sódio, por sua vez, pode elevar perigosamente a pressão arterial.

Íons minerais regulam atividade celular

Os íons minerais que se diluem nos fluídos corpóreos determinam as atividades das enzimas, mantêm o equilíbrio ácido-básico e a pressão osmótica, facilitam a transferência, pela membrana, de nutrientes essenciais e outras moléculas e mantêm a irritabilidade muscular e nervosa. Em alguns casos, os íons minerais compõem minerais estruturais dos tecidos corpóreos extracelulares, tais como ossos e dentes. Muitos minerais, como zinco e ferro, estão também envolvidos de diferentes maneiras no processo de crescimento.

Tudo depende da biodisponibilidade

A biodisponibilidade descreve o estado químico ou físico-químico dos minerais no lúmen do intestino delgado. É, também, a referência para absorção e utilização dos elementos no tecido e funções celulares. Em geral, certos elementos possuem baixa disponibilidade a partir dos alimentos (ferro, cromo e mangânes), enquanto outros possuem alta disponibilidade (sódio, potássio, cloro, iodo e flúor). Todos os outros minerais, inclusive cálcio e magnésio, são de biodisponibilidade média.


Imprimir Enviar a um amigo