Diferente do que muitas pessoas pensam os queijos não harmonizam bem somente com vinhos. E se tem outra bebida alcoólica que vai muito bem com esse derivado do leite, esta bebida é a cerveja.
É importante citar que se entende a harmonização como a união de dois sabores distintos para criar um terceiro sabor ainda melhor.
A harmonização desses dois alimentos se dá pela presença do gás (carbonatação) da cerveja que ativa as papilas gustativas e, com isso, ressalta o sabor dos queijos, além de auxiliar na remoção da gordura do mesmo.
Outro ponto importante é a grande variedade (sabores) de cervejas que podem contrastar (por exemplo, as cervejas mais doces com queijos salgados) ou serem semelhantes (devido às notas amendoadas, que podem estar presentes em ambos os elementos) com os queijos.
Confira a opinião de especialistas sobre mais de 200 cervejas belgas em nosso e-book
A seguir damos algumas sugestões de harmonizações bastante apreciadas por cervejeiros e amantes de queijo. Confira:
Lembre-se ainda que como já abordado aqui no site existe uma maneira correta de servir a bebida para apreciá-la melhor. Além disso, a temperatura, o copo onde vai servi-la e outros pontos também são importantes e devem ser considerados.
Agora que você já sabe como harmonizar queijo com cerveja, que tal convidar os amigos para um brinde? Eles vão adorar. Saúde!
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de telefone fixo ou celular).