Notícia

Bebidas: atenção na compra e consumo

14 janeiro 2011

14 janeiro 2011

No verão, temos que beber bastante líquido, mas não pode ser qualquer um. Confira os cuidados que você deve ter ao consumir cada bebida:

 Sucos de frutas - devem estar sob refrigeração, já que se deterioram com facilidade. Na embalagem destas bebidas devem constar a data de extração e o prazo de validade.

 Refrigerantes e cervejas - veja se as garrafas não apresentam vazamentos e se as tampas e lacres não foram violados. Elas devem estar em boas condições e de pé para evitar estouros e vazamentos. Não devem, também, estar expostas ao sol ou próximas de fonte de calor. Esteja alerta quanto à data de validade e integridade da embalagem quando adquirir bebidas em promoção.

 Água mineral - não leve as que estiverem próximas a lugares aquecidos, ou expostas ao sol, pois o calor propicia o crescimento de algas que torna a água imprópria ao consumo.

Não compre as que estiverem perto de produtos com cheiro forte. Nesses casos, o plástico absorve odores que podem contaminar a água. Certifique-se de que não há sujeira ou detritos no interior da embalagem e se o lacre da água não está rompido ou mesmo ausente.

Não compre também água de ambulantes, em semáforos, ruas, parques e pedágios. E, em qualquer lugar, se for tomar água, prefira a mineral com ou sem gás, para evitar indisposições estomacais.

 Evite o excesso de álcool

Fique atento às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior freqüência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação.

O álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com conseqüente perda de água pelo organismo. Seja moderado no consumo de bebidas alcoólicas. E, se for dirigir, esqueça-as totalmente.


Imprimir Enviar a um amigo