Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Cafeína: para aproveitar benefícios, consuma com moderação

Usada para aliviar o cansaço e melhorar a concentração, a cafeína está presente em bebidas, alimentos e medicamentos. Por isso, não exagere no seu consumo diário. 

02 abril 2015 |
café
Quem nunca recorreu a uma xícara de café  cedo pela manhã, ou após bater aquele cansaço pós-almoço, para combater a fadiga e sentir-se imediatamente revigorado e com o foco novamente restaurado?
 
Esse é um dos principais benefícios da cafeína, que funciona como um estimulante ao liberar adrenalina na corrente sanguínea, tendo efeitos também na respiração, no metabolismo e trazendo ação diurética.
 
 
Mas é preciso ter alguns cuidados no consumo da cafeína, especialmente quando se leva em conta que ela está presente também em muitas bebidas e alimentos de uso diário, como refrigerantes, chá, cacau, e até em medicamentos para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.
 
 
Ingestão diária máxima de 400 mg, ou quatro xícaras de café
 
Assim, um adulto saudável deve ingerir, no máximo, 400 mg de cafeína ao dia, o que equivale a quatro xícaras de café, dez latas de refrigerantes de cola ou quatro a cinco latas de bebidas energéticas. Veja, abaixo, a quantidade encontrada nessas e em outras bebidas:
 
 
 
 
Ultrapassar essa recomendação diária pode resultar em problemas como insônia, especialmente quando consumida a partir do final da tarde, nervosismo e batimentos cardíacos acelerados.
 
 Confira alguns sintomas causados pelo excesso de cafeína:
 
Insônia;
Nervosismo;
Inquietação;
Irritabilidade;
Dor estomacal;
Batimento cardíaco rápido;
Tremores musculares;
A overdose pode ocorrer com uma dose de 10 gramas, ou seja, 17 litros de café forte.
 
Tendência crescente entre atletas amadores e profissionais
 
Muitos atletas, profissionais e amadores, vêm usando a cafeína, que atinge seu pico no organismo entre 30 e 60 minutos após a ingestão, para melhorar o seu desempenho físico. De fato, estudos mostram que, dentro dos limites de 3 a 6 mg por quilo de peso corporal, ela é capaz de otimizar a performance. Menos comprovado é o seu uso para perder peso, por meio de sua ação termogênica, ou seja, de gerar calor e energia a partir da digestão dos alimentos.   
 
 
Quantidade de cafeína para ser consumida por jovens e crianças
 
A tolerância aos efeitos estimulantes da cafeína ocorre rapidamente. Dessa forma, a dica é consumi-la com moderação, pois assim se perceberá mais nitidamente os benefícios. Quem também deve ficar de olho no consumo desse estimulante pelas crianças são os pais. 
 
Lembre-se que, mesmo que os pequenos não tomem café ou chá, a substância ainda está presente nos refrigerantes de cola e em outras bebidas e pode causar irritabilidade e nervosismo. Já os adolescentes devem consumir uma quantidade máxima de 100 mg por dia.  
 
 
Confira nosso teste recente com cafeteiras de café expresso e economize R$ 1.252 com a nossa escolha certa. 
 
 
Gostou deste conteúdo? CADASTRE-SE agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

Leia também

Consumidor confuso
onix
Bandeja de carne
festa junina

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.