Notícia

Frozen yogurt: de verdade, só um

11 abril 2011

11 abril 2011

Avaliação com oito marcas diferentes de sorvetes de iogurte mostrou que produtos têm quantidade moderada de açúcar.

Só o Yogenfrüz é mesmo frozen yogurt (sorvete de iogurte) de verdade. A PROTESTE levou oito marcas para laboratório e concluiu que a maioria dos produtos não tem bactérias o suficiente para ser caracterizado como iogurte. Por esse critério, seis só podem ser considerados, no máximo, como feitos a base do leite coalhado e um deles sequer tem iogurte. Confira abaixo:

Produto/Loja

O que é de verdade

Yogenfrüz

Sorvete de iogurte
(frozen yogurt)

Bendita fruta

Sorvete a base de iogurte

Yogolove

Yoggi

Yogoberry

Yoforia

Tutti frutti

Yogefresh

Apenas sorvete

Boa notícia: sem açúcar

Uma das boas notícias é que os os frozen yogurts, de maneira geral, não têm muito açúcar: varia de 5% (Yoggi) a 13% (Yogolove). A outra é que apenas uma marca, a Bendita Fruta, traz gordura total (2,64%) e saturada (2,24%).

Má notícia: sem lista de ingredientes

Em compensação, vimos que nem todos os fabricantes disponibilizam para você a lista de ingredientes dos frozen yogurts. Embora isso não seja obrigatório por lei, é importante para saber, por exemplo, se o produto contém açúcar e aditivos alimentares. Por ela, é possível ter noção até se o sabor do sorvete de iogurte são só aromas ou se realmente são à base destes chás e frutas. Apesar disso, apenas a Yogenfrüz e a Yogolove deixam essa relação à disposição dos seus clientes.

Poderia ser mais barato

Também esteja preparado para o preço dos frozen yogurts: o tamanho pequeno, sabor natural ou tradicional custa em média de R$ 6 a R$ 8, sem acompanhamentos. Ou seja: muito caro quando comparado aos sorvetes tradicionais.

Como fizemos o teste

A PROTESTE levou para o laboratório frozen yogurts de oito diferentes redes. Compramos amostras em cada uma das lojas e fizemos o transporte a temperatura controlada média de -12ºC, onde foi dado início às análises.


Imprimir Enviar a um amigo