Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Guaraná Black faz propaganda enganosa
PROTESTE pede alteração de propaganda do guaraná Black em campanhas publicitárias do produto, retirando-se qualquer menção à "Açaí" e "Frutas da Amazônia". Confira:

12 fevereiro 2015 |
guarana-black
A PROTESTE pediu providências ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e aos Procons São Paulo e do Rio de Janeiro pela propaganda enganosa do Guaraná Antarctica Black, lançado no mês passado pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). 
 
O fato é que a bebida foi anunciada como uma mistura do tradicional refrigerante com o "sabor do açaí", mas a bebida não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo. 
 
Por isso, foram pedidas as alterações da rotulagem e das campanhas publicitárias do produto, retirando-se qualquer menção à "Açaí" e "Frutas da Amazônia", inclusive na enganosa forma "sabor de açaí". 
 
Na lata à venda pelo país, o produto é descrito como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí". 
 
Confira os ingredientes listados no rótulo: 
 
Água gaseificada;
Açúcar;
Extratos de cenoura roxa;
Hibisco;
Extrato de guaraná,
Corante caramelo IV;
Acidulantes;
Ácido fosfórico;
Ácido cítrico;
Emulsificante goma acacia;
Aromatizante;
Regulador de acidez citrato de sódio.
 
A PROTESTE pede ainda que o Conar recomende a realização de contrapropaganda pela empresa, de forma a melhor esclarecer todos os consumidores que já foram e continuam sendo atingidos pela propaganda enganosa. 
 
Aos Procons foram solicitadas providências que entenderem cabíveis, dentro de seu âmbito de atuação, junto à empresa denunciada, sobretudo no sentido de obter esclarecimentos para elucidar se de fato o refrigerante contém açaí em sua composição e em qual quantidade (percentual sobre o produto final), com a devida apresentação de laudos técnicos que comprovem o alegado, conforme estabelecido no CDC. 
 
A empresa deverá informar, ainda, por que este dado (suposta presença de açaí) não está atualmente presente na lista de ingredientes da bebida.
 
Caso a presença de açaí na bebida não puder ser comprovada, ou se esta for de tal forma insignificante a ponto de não compor a lista de ingredientes, a empresa deve alterar imediatamente a rotulagem do Guaraná Antarctica Black, as campanhas publicitárias e outros materiais informativos.
 
Gostou deste conteúdo? CADASTRE-SE agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

Leia também

preco-galaxy-s7
babá eletrônica
img-plano-saude1
bitcoin-criptografia

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.