Notícia

Iogurte grego: mediterrâneo só no nome

10 dezembro 2014

10 dezembro 2014

Moda no Brasil, analisamos os rótulos desses produtos e vimos que muitos contêm aditivos em excesso. Saiba quais são as opções mais saudáveis que indicamos para você.


Populares desde 2012, quando o primeiro foi lançado no Brasil, os iogurtes gregos agora ocupam boa parte da prateleira refrigerada dos supermercados. E para ver se realmente correspondem à imagem de alimentos saudáveis típicos da culinária mediterrânea, analisamos os rótulos de 6 marcas, entre versões tradicionais e light/zero.

Constatamos, porém, a predominância de produtos altamente industrializados, repletos de aditivos alimentares - principalmente espessantes - açúcar (ou adoçante artificial) e pasmem, até iogurtes com consistência líquida. 

E isso vai contra o próprio conceito desse alimento, caracterizado por ser espesso e cremoso, resultado do processo de retirada de soro, originalmente através de sacos de pano. 

Rótulos de algumas marcas contêm mais de 15 ingredientes

Mas alguns dos potes listam absurdos 15 ingredientes ou mais em seus rótulos, o que é incompreensível para um produto que em sua receita original contêm apenas leite e fermento. 

Confira abaixo o rótulo e a lista de ingredientes de cada iogurte:

Na dúvida, opte pelo produto com menos aditivos

Por isso, se estiver indeciso, dê preferência às marcas com menor lista de ingredientes, sem açúcar e adoçantes artificiais. Siga a regra de “quanto menos aditivos alimentares, melhor” ao conferir as substâncias. E se quiser adoçar, basta colocar mel ou frutas picadas.

A boa notícia é que há opções saudáveis, como os produtos sem gordura da marca Yorgus e o iogurte Nestlé tradicional.

1º lugar – Yorgus 0% de gordura.

2º lugar – Yourgus 2% de gordura.

3º lugar – Nestlé tradicional.



Semelhantes em nutrientes e calorias, iogurtes não fazem mal

Já em termos de quantidade de nutrientes e calorias, todos são parecidos (respeitando as devidas diferenças entre os tradicionais e os zero ou light) e não oferecem riscos à saúde.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo