Notícia

PROTESTE em ação: empresas notificadas

11 abril 2011

11 abril 2011

Promotor de justiça confirma análises da associação e fabricantes de frozen yogurt terão que se adequar.

O teste realizado pela PROTESTE foi encaminhado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que já vinha apurando a falta de informação adequada à oferta e características do produto, em Inquérito Civil .

Segundo Pedro Rubim Borges Fortes, promotor de justiça e responsável pelo inquérito, está em andamento a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as empresas Yoggi, Yogolove, Yoforia, Froyo Natural e Yo. O objetivo é fazer com que você seja informado que o produto é um sorvete a base de iogurte, além de proporcionar informações nutricionais detalhadas no interior das lojas.

Segundo o promotor, “os exames realizados pela PROTESTE demonstram que o produto não deve ser denominado de “iogurte gelado”. Analisando os produtos comercializados no mercado pode-se contatar que o “frozen yogurt” é, na grande maioria dos casos, um “sorvete à base de iogurte””.

Pedro Fortes completa: “Tal nomenclatura, aliás, já foi adotada espontaneamente pelas empresas do mercado, com exceção da Yogoberry. Esta constatação deve ser transmitida ao consumidor, que possui direito a informação em sua experiência de consumo. Não deve o consumidor ser induzido a achar que está consumindo um iogurte ao adquirir um “sorvete a base de iogurte”.

As empresas que ainda não assinaram o TAC, como a Yogoberry, não descartam a possibilidade e vão enviar análise físico-química do seu produto para avaliação. Mas, diante do resultado do teste realizado pelo PROTESTE, o Ministério Publico avaliou que fica demonstrado que o produto não preserva as características de iogurte natural.

A Iogofresh foi oficiada no endereço da franqueadora para responder sobre o TAC.

A Froyo Natural foi oficiada sobre o assunto, com pedido para encaminhar cópia do material de divulgação.

A Bendicta Fruta e a Tutti Frutti Frozen Yogurt foram notificadas para assinatura do TAC.


Imprimir Enviar a um amigo