Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Suco da Vida: uma confusão de ingredientes
Erros de rotulagem comprometem a compreensão do consumidor
09 agosto 2011 |
sucos
Em meio à febre dos alimentos e de outras bebidas que prometem inúmeros benefícios, a Mixclub lançou o Suco da Vida. Segundo o fabricante, trata-se de uma seleção de frutas e de cereais, rica em ômega-6 e antocianinas, e que promete nutrição rápida e ação antioxidante, combatendo o envelhecimento. Os frascos custam, em média, R$ 10.

Sempre recomendamos cautela com produtos “completos” e que prometem muitos benefícios. A regra vale para o Suco da Vida. Entre os erros de rotulagem que detectamos está a presença de água na lista do mix de frutas. Já a lista dos cereais nos causou estranheza pela presença do colágeno. Na realidade, o colágeno é uma proteína, responsável por grande parte das propriedades físicas do tecido conjuntivo. Vale lembrar que o colágeno é um nutriente de difícil absorção pelo trato gastrointestinal (a não ser que esteja hidrolisado ou em associação com algumas substâncias). Mas essa informação não aparece no rótulo.

Para cada tipo sanguíneo, um suco
O fabricante informa que o suco não contém conservantes, nem adição de açúcar ou edulcorantes. E também afirma que o mix de frutas e de cereais foi elaborado a partir das características dos grupos sanguíneos (ou seja, você deve beber o suco destinado ao seu tipo de sangue). Entretanto, ainda não há comprovação científica de que a dieta do tipo sanguíneo funcione.

O Suco da Vida contém antocianina, um derivado fenólico associado aos açúcares e que confere cor a alguns frutos. Essas substâncias têm potencial antioxidante (combatem os radicais livres e espécies reativas de oxigênio) e anti-inflamatório. Só que o produto não informa quanto você deve ingerir para alcançar os benefícios ao coração que o rótulo propõe.

Nossa conclusão é que, apesar da suposta praticidade do Suco da Vida, é possível ingerir todos os nutrientes de que o organismo precisa através de uma alimentação saudável, sem fazer uso do produto.

Leia também

IMG-queijominas
alimentação
Bandeja de carne
azeite-proibido

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.