Notícia

Alimente-se corretamente

19 dezembro 2014

19 dezembro 2014

Prefira levar frutas de casa para a praia e evite o consumo de gorduras.

Durante o verão, é comum a temperatura elevada inibir a fome. Este efeito induzido pelo calor pode agir negativamente se ficarmos em jejum. Por isso, consuma alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão.

Mantenha horários regulares para comer

Quem está em férias costuma levantar-se mais tarde e programar atividades que fazem com que os horários das refeições não sejam seguidos rigorosamente. É importante estabelecer horários para se alimentar. Vale a pena fracionar a alimentação em pelo menos quatro a cinco refeições, comendo menores quantidades mais vezes ao dia.

Leve frutas de casa para a praia

É mais saudável levar o lanche de casa, se for para a praia, pois é complicado encontrar alimentos saudáveis à venda na orla. Geralmente as barracas de praias e bares oferecem alimentos gordurosos, com pouco valor nutritivo.

Leve de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Use e abuse das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate e cenoura, por exemplo. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.

Fuja da gordura

Na salada evite o uso de maionese, que estraga rapidamente. Prefira os molhos à base de iogurtes naturais.

Muitos alimentos apresentam a gordura em uma forma 'escondida' ou camuflada, o que ocorre com os queijos amarelos, amendoins, os salgadinhos de pacote, pastéis, calabresa e salames fatiados, patês, maioneses, chocolates e sorvetes em massa, entre outros.

Uma boa opção é consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo o pastel frito pelo assado, o sorvete em massa pelo picolé de fruta, o chocolate pela barra de cereais, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos, etc.


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