Notícia

COVISA analisou restaurantes

29 abril 2011

29 abril 2011

Coordenação de Vigilância em Saúde de São Paulo encontrou contaminação em arroz e saladas verdes e de maionese.

O Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde da Prefeitura de São Paulo realizou análises laboratoriais nas amostras de alimentos (arroz, salada verde e salada de maionese ou similar), coletadas durante vistoria sanitária realizada nos restaurantes instalados em shoppings centers. As vistorias e coletas de amostras foram realizadas entre 14 e 17 de fevereiro de 2011 pelas equipes da COVISA (nível central) e das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) de Santo Amaro, Vila Mariana e Vila Prudente.

Foi utilizada a legislação vigente, Portaria RDC 12 /2001, para enquadramento das análises efetuadas.

As amostras foram coletadas dos balcões de distribuição, sendo embaladas e encaminhadas ao Laboratório Central em caixas térmicas.

Resultados das análises

Arroz – foram coletadas 30 amostras. Seis apresentaram resultados insatisfatórios. Em cinco amostras foram encontrados coliformes a 45° acima do limite permitido, em quatro amostras presença de E. coli , em uma amostra presença de B. cereus e em 1 amostra presença de Staphylococcus 

Salada de Maionese – foram coletadas 30 amostras, sendo que 11 apresentaram resultados insatisfatórios. Em 11 amostras foram encontrados coliformes a 45° acima do limite permitido. Em cinco amostras houve presença de E.coli.

Salada verde – das 30 amostras, 12 apresentaram resultados insatisfatórios. Nelas foram encontrados coliformes a 45° acima do limite permitido, enquanto oito amostras continham E.coli.


Imprimir Enviar a um amigo