Notícia

Cuidado com a validade dos alimentos

28 abril 2011

28 abril 2011

Depois de aberto, tempo máximo para consumir determinados produtos muda. Saiba como descobrir qual é esse prazo.

Depois de abertos, a data de validade dos produtos alimentícios muda. Isso ocorre porque o produto passa a interagir com o ambiente em que está, acelerando a sua deterioração. Geralmente, as embalagens dos alimentos já traz essa informação:

Imagem 1

A temperatura de conservação após a abertura também é muito importante, pois alguns microrganismos têm crescimento aumentado em determinadas temperaturas. Ou seja, se você não armazenar o alimento sob a refrigeração correta, corre o risco de intoxicações e outros problemas de saúde. Essa informação também aparece no rótulo:

Imagem 2

Dicas

  • Se você mora sozinho ou caso um determinado produto não tenha consumo alto pela família, opte por embalagens menores. Assim evita-se o desperdício.
  • Alguns alimentos, como queijo ralado, salsicha e milho em conserva, não devem ser mantidos na sua embalagem original. Para sua melhor conservação, o ideal é transferir o alimento para um pote limpo com tampa. Neste caso, não esqueça de anotar o prazo de validade no pote.
  • Atenção aos produtos congelados e resfriados. Dependendo da temperatura em que forem armazenados sua validade é diferente.

Imprimir Enviar a um amigo