Notícia

Desvende os rótulos de alimentos

29 julho 2013

29 julho 2013

Saiba quais informações são obrigatórias e quais nutrientes devem ser informados pelos fabricantes nos produtos

Ler e entender corretamente os rótulos dos alimentos permite que você saiba exatamente o que está consumindo e faça escolhas mais saudáveis. Para isso, os rótulos devem apresentar informações corretas e claras.

Ao comprar qualquer produto alimentar, você deve procurar as seguintes informações:

Informações da rotulagem do produto

Nome do produto

Lista de ingredientes, que está em ordem decrescente de quantidade

Conteúdo líquido (quantidade que o produto apresenta, em g ou ml)

Identificação da origem do produto

Identificação do lote

Prazo de validade (dia e mês para produtos com duração menor que 3 meses e mês e ano para produtos com duração maior de 3 meses)                            

Advertência para presença de glúten

Presença de traços de leite ou amendoim (não obrigatória)

Instruções para o uso (quando necessário)


Os alimentos devem trazer ainda a chamada rotulagem nutricional, que consiste em indicar a quantidade e valor calórico dos seguintes nutrientes.

Rotulagem nutricional

Carboidratos

Proteínas

Gorduras totais

Gorduras saturadas

Gorduras trans

Fibra alimentar

Sódio


Os rótulos têm que apresentar as informações nutricionais por porção. Além disso, devem mostrar quanto essa quantidade contribui para o total de nutrientes que devemos ingerir por dia, ou seja, o percentual de valor diário (%VD).

Entretanto, nem todos os produtos alimentares são obrigados a trazer a rotulagem nutricional, como:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Especiarias;
  • Vinagre;
  • Sal;
  • Café;
  • Mate, chás e outras ervas sem componentes extras;
  • Frutas, vegetais e carnes cruas.

Para a PROTESTE, seria necessário que o rótulo informasse também, obrigatória e conjuntamente, a data de fabricação e lote – hoje, a lei permite indicar um ou outro – e, ainda, o telefone do serviço de atendimento ao cliente do fabricante.

Você deve utilizar as informações dos rótulos em seu favor. Observe a composição nutricional do produto, por exemplo, identificando a quantidade de cada nutriente e veja se eles são permitidos em sua dieta.


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