A recomendação é da médica Marília Milograna Zaneti. Especialista no assunto, ela conversou com a PROTESTE e esclareceu questionamentos sobre esse produto que promete melhorar o resultado proveniente da prática de exercício físico. Confira!
O BCAA é composto por aminoácidos e ajuda na reconstrução dos músculos. Mas será que o uso engorda? Para quem ele é indicado ? Se você pretende incluir o BCAA na dieta, mas tem essas, entre outras dúvidas, vale ficar de olho na entrevista com a médica Marília Milograna Zaneti, que atua nas áreas de medicina do esporte e nutrologia. Além disso, confira nosso teste: levamos 12 marcas ao laboratório no intuito de verificar se as informações estampadas no rótulo estão de acordo com o realmente oferecido pelos produtos,
O que é BCAA e quais os seus efeitos para o organismo?
BCAA é a sigla de: branched-chain amino acids (aminoácidos de cadeia ramificada). São os aminoácidos leucina, valina e isoleucina. A proteína muscular contém 20 aminoácidos. Desses, nove são considerados essenciais. Ou seja, precisam ser ingeridos através da dieta. Os outros 11 são tidos como não essenciais: são produzidos pelo próprio organismo. Entre os nove essenciais, 3 são de cadeia ramificada e chamados de BCAA. O nosso músculo, sempre em constante processo de quebra e reconstrução, precisa de novos aminoácidos para manter a sua síntese. Além disso, a leucina, em especial, está envolvida como sinalizador intracelular que estimula a síntese proteica.
Para quem o BCAA é indicado?
O BCAA só deve ser indicado por um médico ou nutricionista habituados a receitá-lo em situações específicas. Geralmente, o uso acontece após estabelecimento de uma dieta adequada às necessidades do indivíduo. Como exemplo, o BCAA pode ser benéfico para quem está iniciando a atividade física. Isso porque ele diminui a quebra muscular, o chamado catabolismo, e, portanto, ajuda a diminuir a dor muscular. Também pode ser indicado para alguns pacientes idosos que precisam ingerir uma quantidade proteica diária maior e não conseguem isso através da dieta.
O uso do BCAA pode levar ao aumento de peso ou, ao contrário, contribuir para o emagrecimento?
O efeito do BCAA dependerá do programa ou tratamento o qual o indivíduo está inserido.
Qual a diferença entre o BCAA e o Whey Protein? É aconselhável que uma pessoa faça uso de ambos?
O Whey Protein é a proteína do soro do leite, que contém não só BCAA como também diversas outras proteínas. O ideal é que a pessoa seja avaliada por um profissional. Assim, ela será devidamente orientada sobre o uso desses produtos.
Veja aqui mais informações sobre o uso do Whey Protein
Como o BCAA deve ser utilizado? E que significam os números presentes em algumas marcas (2.1.1, 3.1.2, por exemplo)? É preciso estar atento a essa numeração?
O BCAA pode ser usado em diversos horários do dia: antes, durante ou após o treino, e em várias doses. É necessária uma avaliação individual. Já os números indicam a proporção entre os aminoácidos. É sim importante estar atento, pois a quantidade de leucina proporcional aos demais pode ter influência nos resultados de seu uso.
O que pode acontecer caso uma pessoa acabe tomando doses maiores do que a necessária para seu organismo?
Se o indivíduo é saudável, dificilmente terá problemas – desde que siga as orientações do rótulo do produto. Mas é importante salientar que a avaliação profissional é primordial em todos os casos.
E como saber para qual marca dar preferência no momento da compra?
As marcas nacionais geralmente passam por avaliação da Anvisa. Então, na ausência de indicação de um profissional, é melhor optar por uma marca nacional.
Para ter informações sempre atualizadas sobre consumo, associe-se aqui.
Há como obter os nutrientes existentes no BCAA por meio dos alimentos?
Sim. Os nutrientes presentes no BCAA podem ser obtidos através de uma dieta rica em proteínas. Por isso, ele só é usado em situações de necessidade proteica maior que a convencional.
Levamos 12 marcas de BCAA ao laboratório e vimos que algumas trazem bem menos isoleucina e valina do que a quantidade prometida no rótulo. Isso pode trazer algum tipo de consequência ao usuário desses produtos?
Tendo em vista que as proporções utilizadas visam simular um ambiente favorável ao anabolismo de forma análoga ao fisiológico, caso essas proporções não sejam respeitadas, pode ocorrer redução da sua efetividade.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).