Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Extrato de tomate Quero com pelo de roedor tem venda proibida pela Anvisa
O produto em questão é produzido pela mesma empresa em que a PROTESTE identificou a presença de pelos de roedor em ketchup, em 2013.
21 fevereiro 2017 |

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo território nacional, a distribuição e venda extrato de tomate da marca QUERO (lote L. 11 07:35), após laudo constatar a presença de pelo de roedor no produto. De acordo com a análise da agência, foi encontrada matéria estranha no produto que pode provocar riscos à saúde.

O extrato de tomate em questão é produzido pela Heinz Brasil S.A., mesma empresa em que após análise no ano de 2013, a PROTESTE identificou pelos de roedor em uma amostra de 100 gramas do ketchup. Na ocasião, devido ao risco à saúde do consumidor, a PROTESTE também acionou a Anvisa. 

Aprenda a fazer molho de tomate caseiro 

Fragmentos de insetos e pelos de roedores são problemas frequentes detectados em testes de alimentos realizados pela PROTESTE. Na legislação anterior a presença de pelos de roedores, independente da quantidade, tornava o produto impróprio para consumo humano. Atualmente, mesmo com os critérios menos rígidos quanto a tolerância dessas impurezas - os quais a PROTESTE é contra – o problema ainda é reincidente em determinados alimentos. 

A presença de pelos de roedores nos alimentos evidencia grave falha na implementação das boas práticas de fabricação. Os roedores (como rato, ratazana e camundongo) são reconhecidamente vetores mecânicos – animais que veiculam o agente infeccioso desde o reservatório até o hospedeiro potencial, agindo como transportadores de tais agentes, carregando contaminantes para os alimentos. Eles são potenciais transmissores de doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis por roedores

Gostou deste conteúdo? Associe-se agora e tenha acesso a todas as análises e testes exclusivos que só a PROTESTE traz para você!

 

Leia também

plano-de-celular
file-peixe-qualita
comida
bitcoin-criptografia

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.