A greve dos caminhoneiros tem trazido impactos significativos em diversos setores do mercado.
Um dos principais transtornos que você, consumidor, deve estar sentindo na pele está relacionado a sua própria alimentação.
Pelo país todo, inúmeros mercados estão com as prateleiras vazias em função do atraso na entrega de mercadorias que chegam de outras regiões do Brasil.
Para piorar, o desabastecimento tem produzido aumento de preços em alimentos básicos, como batata e cebola.
Para que você não sofra ainda mais com os problemas decorrentes da escassez de produtos, separamos algumas dicas na hora de selecionar os itens nas prateleiras:
Carnes
Antes de comprar, verifique gôndolas e cor dos cortes. Verifique o acondicionamento e a higiene do local de exposição.
Gelo na embalagem pode indicar falha no armazenamento, devido a descongelamento prévio.
Veja as informações de origem, como numeração do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou inspeção estadual, os dados de validade e de produção devem ser legíveis.
Confira se não há abertura para entrada de ar. Inspecione furos na carne, que podem indicar que tenha sido injetada com água ou salmoura.
A cor deve ser vermelha brilhante ou marrom, para as maturadas. A gordura deve ser branca ou amarela clara.
Em caso de tons esverdeados ou odores não característicos, rejeite o produto.
Raízes (Batata, cenoura, mandioca…)
Dê preferência às raízes com casca íntegra e consistência firme, se possível, sem rachaduras ou picadas de insetos. O formato não faz diferença.
Evite as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.
Frutas
Dê prioridade às mais limpas e consistentes. Não há problema se houver manchinhas ou pintas.
Evite aqueles frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração.
No caso das bananas, por exemplo, as manchas marrons indicam que estão macias e quando estão inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem ser cozidas para o preparo de bolos, tortas e doces (não precisa desperdiçar).
Flores (couve-flor, brócolis…)
Escolha flores firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos.
Verduras (alface, escarola, espinafre…)
Opte por folhas íntegras e viçosas, limpas, com poucas manchas e sem sinais de inseto. Evite as verduras murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas.
Na situação atual, mais do que nunca é importante evitar o desperdício.
Compre somente a quantidade que vai consumir, já que esses produtos são bastante perecíveis e estragam com certa facilidade.
Além disso, reaproveite o que seria jogado fora como, cascas, talos e algumas sementes, são ricas em fibras e podem ser usadas no preparo de doces, tortas e bolos.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).