A fábrica do leite Godam, em Sapucaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, foi fechada, na quarta-feira.
Os lotes reprovados ainda estão com a validade em dia (até agosto de 2018) e atendem pelas numerações J82 e P91.
Confira as irregularidades:
• Uma fraude conhecida como "adição de água" – 44% do produto em questão contêm água;
• Os lotes analisados foram vendidos com taxa de gordura de 0,26%, quando o índice mínimo exigido para o leite integral é de 3%;
• O leite era vendido com característica de desnatado, mas era comercializado como integral, em desrespeito ao regulamento técnico do produto;
• Presença de levedura e fungos;
Além da interdição, realizada pela polícia civil e pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, a empresa foi multada em R$ 20 mil e o responsável será indiciado pelo crime contra as relações de consumo (venda de um produto adulterado).
A pena prevista é de dois a seis anos de prisão.
Eu comprei o produto. E agora?
Caso você tenha passado mal após o consumo, pode entrar em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor, por meio do canal Reclame, ou ligando para o telefone 0800-282-2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de celular).
De acordo com o artigo 8º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as empresas têm a obrigação de oferecer alimentos de qualidade e que não ofereçam riscos à saúde dos consumidores.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).