Notícia

Muito doces e gordurosos

27 março 2009

27 março 2009
 

Segundo as conclusões do nosso painel de consumidores, os ovos são muito doces e gordurosos. Os fabricantes poderiam, portanto, diminuir os teores de açúcar e gordura sem perder a preferência dos consumidores.

Quem prefere chocolate puro vai gostar do Lacta Shot, que se destacou na quantidade de cacau (apesar de conter amendoim). No entanto, são seu gosto e paladar que vão decidir o melhor neste quesito.


Rótulos poderiam ser melhores  

Os rótulos de todos os produtos continham as informações exigidas por lei e foram considerados muito bons ( ). Entretanto, nenhum deles continha a data de fabricação, que é importante para o consumidor identificar o produto mais novo. Alguns produtos também apresentaram problemas específicos e foram exceções:

  Cacau Show Glamour Trufa ( ) – Não apresenta modo de conservação e o lote e a validade estavam carimbados em cima da marca.

  Ferrero Kinder Ovo Maxi ( ) e Lacta ao Leite ( ) – informações são de difícil leitura.

Valores nutricionais de adultos em ovos infantis

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a rotulagem ideal referente aos valores nutricionais recomendados a crianças ocorreria de acordo com sua faixa etária.

Só que as marcas testadas não fornecem as informações nutricionais de seus alimentos adequadas a uma dieta infantil. Além de a base da dieta nutricional apresentada ser a de adultos, ela não é apresentada de forma clara e ostensiva.

As porções também são informadas de forma genérica, ou seja, que equivalem a “uma porção pequena”, ou ainda a uma “quantidade de 1/3, 1/6 ou 1/7 de ovo”, dado que confunde os consumidores.


Imprimir Enviar a um amigo