Notícia

Muito sódio

22 junho 2010

22 junho 2010

A maioria dos produtos testados por nós chegam próximo da quantidade diária máxima dessas substâncias.

Tempero pronto: muito sódio e aditivos

Todos os produtos testados apresentam higiene adequada na fabricação e possuem um baixo teor de gordura total e de gordura saturada. Mas os altos teores de sódio e  glutamato monossódico os vilanizam.

O sódio, se consumido além dos limites diários recomendados, pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema se ele já existe. Numa dieta de  2.000 Kcal, a quantidade máxima de sódio que um adulto deve ingerir é de 2.400 mg. A maioria dos produtos testados apresentam quantidades que chegam perto dos limites diários por porção.

Confira a quantidade de sódio por marca

No caso dos temperos de sal e alho, Kitano, Sabor a Mi e Arisco ficam na faixa dos 70% da quantidade diária de sódio recomendada. O menos prejudicial é o Knorr Tok (32%). Entre os caldos de galinha, o Kitano é o que contém mais sódio (54% da quantidade diária recomendada), seguido por Jurema (48%) e Arisco e Sazon (47% cada). Os com menos sódio são Goodlight e Etti (37% cada). Já entre os temperos para aves, peixes e arroz, o Maggi Fondor (também indicado para temperar legumes e saladas) foi o que se saiu pior (55%) e o Kitano, melhor (25%).

Nenhum produto pode ser usado diretamente

Os produtos Knorr Tok, Sabor A Mi, Kitano Mais e Maggi Fondor, por poderem ser utilizados diretamente no alimento sem necessidade de diluição, possuem altos teores de glutamato monossódico. Os demais, se utilizados conforme instrução de preparo descrito nos rótulos, possuem baixos teores deste aditivo.

Temperos frescos valem mais a pena

Como não recomendamos o uso desses produtos, não indicaremos o melhor do teste e a escolha certa. Devido ao excesso de sódio, os temperos industrializados não devem fazer parte da rotina alimentar. Só ocasionalmente pode-se lançar mão desses temperos. No dia-a-dia, o ideal são temperos frescos, como alho e cebola.


Imprimir Enviar a um amigo