Notícia

ovos sao otimas fontes de proteina

27 julho 2011
ovo

27 julho 2011

ovos sao otimas fontes de proteina

O ovo é um alimento essencial ao organismo e muito comum na dieta do brasileiro. É uma ótima fonte de proteínas, auxiliando na recuperação de tecidos, no aumento e manutenção de força muscular, na recuperação neuronal e na formação do feto.

A casca de ovo também é fonte de cálcio. Uma colher de café da casca em pó esterilizada pode ser utilizada na alimentação. Não exagere pois o cálcio pode inibir a absorção de ferro e zinco pelo organismo.

Algumas pessoas ainda devem tomar cuidados adicionais. Quem tem doenças renais ou cardíacas não podem abusar do consumo, devido à necessidade de controlar proteínas e gorduras. Quem é intolerante ou alérgico deve evitar ingerir mesmo ovos de outras aves, pois é comum alergia ocorrer com todos eles.

Conheça os ovos e produtos derivados disponíveis no mercado

Convencionais - utiliza gaiolas industriais e explora ao máximo o potencial fisiológico da galinha.

Orgânicos - usa galinhas alimentadas apenas com alimentos orgânicos, sem agroquímicos e que não tiveram seus bicos retirados. Há um controle rígido do uso de antibióticos e as aves não são criadas em gaiolas.

Caipira - é um meio-termo entre o ovo orgânico e o convencional. As galinhas que os põem não são criadas em gaiolas, mas não necessariamente alimentadas com produtos orgânicos.

Branco e vermelho - não há diferença nutricional entre eles. A única diferença está na linhagem das galinhas e na cor da alimentação dada a elas.

Codorna e pato - no aspecto nutricional, são semelhantes aos ovos postos pela galinha.

Gemada - realmente dá energia, mas o consumo de ovo cru traz riscos.

Ovo pasteurizado - é o ovo líquido, submetido ao processo de pasteurização lenta e conservado sob refrigeração, com validade máxima de sete dias.

Ovo enriquecido com ômega 3 - é enriquecido com os ácidos graxos DHA e EPA, da família do ômega 3. No entanto, não deve ser considerado fonte única desses elementos.

Ovo light – tem menor teor de gorduras. Ele é produzido com manejo da dieta da galinha. Para especialistas, no entanto, a utilização do produto não compensa.


Imprimir Enviar a um amigo