Notícia

Pães de queijo salgados demais

23 agosto 2011

23 agosto 2011

Consumo deve ser esporádico e limitado a quatro unidades. Além do alto teor de sódio, algumas marcas apresentaram gordura trans.

A praticidade dos pães de queijo congelados pode ser o trunfo de quem precisa servir algo gostoso, que agrade aos mais variados paladares e em tempo recorde de preparação.

Mas tamanha comodidade tem o seu preço: algumas marcas apresentaram excesso de sódio, presença do microrganismo Bacillus cereus (mesmo dentro do permitido pela legislação ou em quantidade que não traz risco para a saúde) e gordura trans, cujos malefícios são cientificamente comprovados: além de aumentar o nível de colesterol ruim (LDL), diminui a quantidade de colesterol bom (HDL).

No teste que realizamos com pães de queijo em 2004, encontramos problemas de higiene em uma marca. No novo estudo publicado na edição 106 da revista Proteste, constatamos que apesar de a segurança microbiológica ter melhorado, um fato não mudou: é fundamental consumir o alimento com moderação e esporadicamente.

Nem todas as marcas agradaram

No teste feito com os consumidores, algumas marcas não foram bem avaliadas quando o assunto era sabor, aparência e textura. Outro fator que nos chamou a atenção foi a diferença de volume nas embalagens – ao considerarmos o preço de 100g dos produtos, calculamos uma economia de até 21%.

Se o objetivo é priorizar o sabor, você pode substituir os produtos industrializados por uma receita caseira. Apesar de perder em praticidade, você poderá regular a quantidade de queijo ao seu gosto. Veja em nosso site uma saborosa receita.


Imprimir Enviar a um amigo