Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Vai comprar peixe? Aprenda a escolher o melhor produto
Reunimos uma série de dicas para que você saiba identificar quando o alimento está fresco e aprenda a manipulá-lo e conservá-lo da melhor forma
 
14 março 2018 |
aprenda-a-escolher-peixe

Leve, nutritivo e uma opção altamente saborosa. Esses são alguns dos inúmeros motivos pelo qual o peixe é uma opção excelente para o seu cardápio.

Além disso, com a aproximação da Semana Santa, muita gente que segue as tradições religiosas se alimenta exclusivamente do alimento nessa época. 

Pensando nisso, separamos diversas dicas para que você fique ligado na hora de escolher e manusear o produto, seja comprando-o nas tradicionais feiras de rua ou nos supermercados.

Como comprar peixe congelado

A embalagem deve estar hermeticamente fechada e intacta a fim de evitar a ocorrência de contaminações, deterioração e desidratação do pescado;

peixe-congelado

Não deve existir gelo solto dentro da embalagem. Se isso acontecer, significa que houve variações térmicas (quebras na cadeia de frio), desde o momento em que o produto foi embalado, até o momento em que chegou até o estabelecimento;

O peixe deve ter a cor característica da espécie a qual pertence e estar envolto numa camada de gelo fina e homogênea. Tanto embalado inteiro, como em posta ou filés, as extremidades não devem estar secas ou amareladas, pois estes são indicadores de desidratação; 

Tenha em conta que uma vidragem (camada de gelo ao redor do produto) excessiva pode camuflar defeitos no peixe;

O compartimento onde o peixe está exposto para venda deve ter um termômetro que indique a temperatura. Esta deve manter-se constante a, pelo menos, 18 graus negativos.

O peixe, tal como qualquer outro congelado, deve ser a última compra a se fazer. Além disso, deve ser transportado num saco isotérmico e colocado na geladeira (isso depende se o produto será consumido logo após a compra ou não), logo que chegue a casa. 

Como comprar peixe fresco

• Dê preferência aos peixes frescos inteiros, já que assim fica mais fácil verificar a aparência do produto;

mercado-peixes

A pele deve estar brilhante e inteira, sem manchas, furos e cortes. Além disso, as guelras devem ter uma cor viva, avermelhada e não devem apresentar nenhum muco (líquido pastoso);

• As escamas precisam estar firmes, resistentes e brilhantes. Sua pele deve ser úmida e bem aderida;

• Os olhos devem estar ocupando toda a cavidade ocular, estar brilhando (claro e com cores vivas). Caso estejam fundos, cinza ou esbranquiçados é mau sinal;

• Uma carne com textura firme e homogênea também é obrigatória. Ao apertar a barriga do peixe, seu dedo pode até fazer uma marca, mas ela deve sumir em pouco tempo;

• O peixe também não pode apresentar odores estranhos (de maresia, por exemplo), devendo apresentar um cheiro fresco e agradável.

Como manusear o alimento

Descongele o peixe em função do tipo de preparo.  Se tiver pressa, pode colocar a embalagem em água fria (1 a 2 horas), mas mantenha-a bem fechada. 

Não tente acelerar o processo colocando o alimento diretamente na água, pois isso fará com que perca alguns dos seus nutrientes. 

Nunca descongele o peixe em locais quentes (ao sol ou próximo de outra fonte de calor), para não alterar a textura, o sabor e o valor nutritivo.

peixe-congelado-caixa

Para conservá-lo por mais tempo, terá de recorrer ao congelamento (a validade, nesse caso, é de 1 a 2 meses para os peixes gordos e de 3 a 4 meses, se forem magros). 

O peixe fresco deve ser consumido no dia da compra ou no seguinte, desde que guardado na geladeira. Coloque-o na parte mais fria, nas prateleiras centrais, de preferência.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

alimentos-funcionais
file-peixe-qualita
abertura
lavar-arroz

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.