Peixe panga é seguro para consumo
Nosso teste mostra que boatos alegando que pescado seria criado em condições impróprias na Ásia e seria nocivo à saúde são inteiramente infundados.
Há uma corrente na Internet alertando sobre os malefícios do peixe panga, que seria cultivado em rios poluídos do Vietnã. Mas você pode ficar tranquilo: tudo não passa de boataria infundada, como mostram os resultados de nosso teste e asseguram as autoridades brasileiras.
Peixe panga é seguro
Na análise da PROTESTE, nossa equipe de especialistas avaliou as principais marcas de peixe panga disponíveis no mercado:
- Buona Pesca;
- Costa Sul;
- Leardini;
- Bom Peixe;
- Peixes Megg's.
Nós não encontramos micro-organismos, metais pesados ou materiais nocivos à saúde em nenhuma das amostras, assim como no estudo que fizemos em 2012, a pedido de nossos associados. Descubra como fizemos o teste.
Governo brasileiro afirma que não há problemas no consumo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que fez duas visitas ao Vietnã – em 2009 e em 2012 – para verificar as condições de cultivo nas fazendas de criação e o controle de resíduos e de contaminantes.
Em ambas, o governo diz ter constatado seriedade por parte das autoridades vietnamitas e das empresas locais no monitoramento do cultivo e na elaboração desses produtos de pesca, possuindo laboratórios para essa finalidade. E salientou que todas as amostras coletadas apresentaram resultados adequados às normas brasileiras.
Por isso, coma seu peixe panga - assado, frito ou empanado - tranquilamente e não dê ouvidos aos boatos.