Pelos de roedores em uvas passas e castanhas

Devido ao risco à saúde do consumidor a PROTESTE solicitou a retirada imediata dos produtos contaminados dos estabelecimentos comerciais.
A PROTESTE, após a realização de testes em laboratórios, detectou a presença de pelos de roedores em três amostras de embalagens de uva passas e castanhas-do-pará comercializadas na cidade de São Paulo. Para proteger o interesse dos consumidores, a Associação solicitou às autoridades de saúde responsáveis a retirada imediata dos produtos do comércio por representarem risco à saúde.
Por meio de exames microscópicos os pelos de roedores foram detectados em amostras de uvas passas e castanhas-do-pará distribuídas na Cerealista Helena e no supermercado Pão de Açúcar da Vila Mariana em São Paulo. Veja na tabela abaixo as informações sobre os produtos contaminados.
Produtos/Marca | Lote | Fabricação | Validade | Local de compra | ENDEREÇO |
Uva passa preta sem semente/Cerealista Helena | Não informado | 12/06/2012 | 09/10/2012 | Cerealista Helena | R. Santa Rosa 141 - Brás - São Saulo - SP |
Uva passa escura sem semente (granel)/Pão de Açúcar | Não informado | 06/06/2012 | 05/07/2012 | Pão de Açúcar | R. Prof. Serafim Orlandi 299 - Vila Mariana São Paulo - SP |
Castanha-do-pará sem casca/Qualitá | 0525 | Não informado | 24/10/2012 | Pão de Açúcar |
O fato é que os roedores são animais que transportam bactérias, vírus e parasitas que causam inúmeras doenças. A presença de pelos de roedores nos alimentos comprova uma grave falha na implementação das boas práticas de fabricação.
A PROTESTE solicitou que os órgãos responsáveis como a Anvisa, o Departamento de Polícia de Proteção a Cidadania (DPPC) e a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa); adotem as medidas cabíveis para o caso urgentemente. Além da retirada dos lotes, é necessário também que seja feita a inspeção nos locais onde são processados os produtos.
Fique atento! Se você tem em casa um produto do lote contaminado (no caso das castanhas-do-pará Qualitá) ou com a validade citada (no caso das uvas passas da Cerealista Helena), pode exigir sua troca ou a devolução de seu dinheiro junto à fábrica processadora ou ao comerciante onde o produto foi adquirido.
Nota de esclarecimento:
A Companhia Brasileira de Distribuição contestou o resultado dos testes feitos pela PROTESTE em laboratórios credenciados. A empresa fez novas análises em outro laboratório e alega não ter encontrado pelos de roedores.