A alergia alimentar afeta 7% das crianças menores de quatro anos e 4% dos adultos. Ela é causada por uma resposta do sistema imune contra algum componente específico do alimento e pode ter um componente hereditário.
Esse tipo de alergia persiste pela vida toda ou pode se manifestar apenas na infância. É importante fazer adequado diagnóstico da alergia alimentar o quanto antes, pois os sintomas podem variar de simples manifestações cutâneas até reação anafilática e morte.
O que provoca a alergia alimentar?
A alergia alimentar pode ser causada por mais de 100 tipos de alimentos. No entanto, alguns deles (e seus derivados) são responsáveis por 90% dos casos de alergias alimentares:
Dependendo do tecido ou órgão atingidos, diversos sintomas podem surgir: gastroenterites, vermelhidão e/ou coceira (pele, via aérea superior, olhos).
Evite a doença em crianças
Para evitar o aparecimento do problema em crianças, é importante que tomar as precauções abaixo:
Na impossibilidade de amamentar a criança até os seis meses ou mais, é importante o acompanhamento de um pediatra ou nutricionista.
Adultos só podem controlar sintomas
No caso de adultos, um alimento deve ser retirado da dieta ao se suspeitar de alergia alimentar. Não existe um tratamento específico, havendo apenas a possibilidade de controle dos sintomas. O melhor a ser feito é se evitar o consumo de alimentos potencialmente causadores desse tipo de reação. Sendo assim, antes de consumir, o ideal é ler os rótulos dos alimentos para se obter informações a respeito de sua composição.