Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Problemas detectados pela PROTESTE são confirmados pela vigilância sanitária
Após nosso estudo apontar problemas em food trucks, diversos fornecedores foram penalizados. 
30 setembro 2016 |
food truck

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro autuou vários fornecedores de food trucks (comida sobre rodas) ao constatar: 30% das amostras de alimentos coletadas para análise apresentaram resultado insatisfatório. A verificação foi realizada depois do nosso teste, divulgado em agosto, identificar uma série de irregularidades.

Em nosso estudo foram avaliados, em abril, seis eventos com food trucks, fixos e itinerantes, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A falta de higiene foi um dos problemas verificados: percebemos que nem todos os funcionários lavam as mãos ou usam luvas descartáveis ao prepararem os pedidos. E, depois de realizada análise laboratorial, constatamos que 35% dos produtos coletados tinham bactérias – mesófilos aeróbios – acima do limite seguro, o que sinaliza, exatamente, a falta de higiene durante a manipulação dos alimentos.

Também encontramos falhas que expõem as pessoas que frequentam o evento a riscos. Entre elas estavam botijões de gás mal posicionados, falta de extintores de incêndio, presença de fios elétricos espalhados pelo chão e mau aterramento de quadro de luz.

Todos esses resultados foram enviados às prefeituras e à Vigilância Sanitária. E, no caso do Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária, após fiscalização realizada nos eventos apontados pela PROTESTE, inspecionou os veículos e, ao confirmar as irregularidades, autuou esses fornecedores.

 

food truck

 

Apesar dos resultados encontrados, não é preciso deixar de consumir nesses estabelecimentos. Porém, você deve ter bastante cautela na escolha do veículo e da comida. É preciso que os food trucks ofereçam ao consumidor instalações seguras e alimentos que sigam as normas corretas de higiene

Confira a lista dos eventos avaliados pela PROTESTE:

Rio de Janeiro

Food Park Carioca – Tijuca (evento fixo realizado no estacionamento do hipermercado Extra)

Mixturado Rio Park – Barra da Tijuca

Feira Planetária – Gávea (ocorre esporadicamente no Planetário da PUC-Rio)

Festival Beer&Food – Barra da Tijuca (realizado no estacionamento do Shopping Via Parque) 

São Paulo

Benê Food de Arts – Praça Osvaldo Cruz

Tatuapé Street Park – Tatuapé


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

 

Leia também

comida
produto-mostruario
teste-carro

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.