Notícia

Rótulos podem melhorar

17 novembro 2010

17 novembro 2010

Em teste especial de Natal, a PROTESTE analisa alimento, traz receitas e indica para você qual marca une melhor preço e qualidade.

  Panetone com adoçante?

Os panetones das marcas Di Lucca, Wal-Mart, Laura (fabricante do Laurattone) e Santa Edwiges possuem edulcorantes (adoçantes) e não deixam esta informação clara no rótulo – apenas na lista de ingredientes. Não é aconselhado o uso dessa substância por crianças e gestantes. Por isso, fique de olho.

Todos os rótulos traziam informações razoáveis e de acordo com a lei, mas poderiam ser mais completos. 

Um exemplo é a falta da data de fabricação em alguns dos produtos. Nós acreditamos que esse dado deve ser informado, pois permite saber quando o alimento foi produzido e, assim, a escolha de um produto mais fresco. Portanto, é necessário que a legislação para a rotulagem de alimentos seja mais exigente.

As marcas Di Lucca, Kopenhagen, Pullman e Santa Edwiges também não traziam a validade após a abertura do panetone, informação muito importante em um produto que perde suas características, principalmente a maciez, logo após aberto.

Assim, o ideal é consumir o produto assim que abri-lo. Caso seja necessário armazená-lo, você pode utilizar um recipiente limpo e fechado ou a própria embalagem do alimento.

Informações do rótulo nem sempre confiáveis

Avaliamos se a informação nutricional contida no rótulo do panetone está de acordo com o produto que é oferecido ao consumidor. As diferenças encontradas foram tão grandes que há a impressão de que o fabricante, em muitos casos, não sabe nem a composição nutricional do produto que está oferecendo para o consumidor.

Veja os casos que tiveram as diferenças mais significativas entre valor informado e real:

  • Wal-Mart traz 74% a mais de gordura saturada;
  • Casa Suíça e Santa Edwiges contêm cada uma 21% e 22% menos fibras.
  • Pullman apresenta 25% a menos de gordura saturada;

Imprimir Enviar a um amigo