Já se foi o tempo em que levar marmitas para o trabalho era considerado vergonhoso. Hoje em dia, além da vontade de economizar, as pessoas estão muito mais preocupadas com a qualidade da própria alimentação.
É por isso que, cada vez mais, os potes, preparados no passado de forma improvisada, com as sobras do jantar, estão dando lugar a cardápios mais coloridos e embalagens bem mais elaboradas.
E, vamos combinar que nada se compara ao sabor da comidinha preparada em casa, não é mesmo? Sem contar que, levar a comida que você mesmo faz te permite utilizar condimentos naturais, além de controlar a quantidade de sal e de gordura.
Como você pode ver, os benefícios de aderir às marmitas são inúmeros e não acabam por aqui. Contudo, antes de dar o primeiro passo, é importante que haja organização e planejamento.
Para que sua experiência como marmiteiro (a) seja a melhor possível, é fundamental levar em conta fatores que vão desde a escolha do material usado para acondicionar os alimentos até a definição de cardápio e a administração do seu tempo .
Confira as 5 principais dicas dos nossos especialistas para a montagem das suas marmitas:
• Para ganhar tempo, elabore o cardápio da semana. Compre os ingredientes pensando no que pode se preparado com antecedência, sem perder a qualidade, o frescor e os nutrientes dos alimentos. Assim, tudo fica mais prático!
• Quando for selecionar as hortaliças da semana, procure pelos alimentos de safra. Além do menor custo, eles possuem maior concentração de nutrientes.
• Evite o desperdício. Compre em quantidade suficiente para usar o mesmo vegetal em até dois dias de cardápio, em preparações diferentes. Dessa maneira, também não enjoa do prato. Seja criativo! Um mesmo alimento pode ser usado de várias formas diferentes, no corte ou na textura: cru, cozido ou em forma de purê.
• Escolha bem os alimentos: prefira preparações assadas ou cozidas, evite cremes à base de leite, creme de leite e maionese, e opte por produtos da estação.
• Coloque a comida em uma embalagem que suporte a temperatura do microondas. Sempre que puder, opte por vidro ou porcelana, sem detalhes metalizados.
Quer mais dicas? Aqui você encontra 22 receitas para montar suas marmitas
E aí, animado(a) para começar? Separamos uma ótima opção para que você dê o pontapé inicial no universo das marmitas:
Espaguete ao pesto de rúcula
INGREDIENTES
Massa
-150 g de macarrão espaguete ou talharim
-1 pitada de sal
Molho pesto
- 2 xícaras (chá) de folhas de rúcula picada
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
- 1 dente de alho amassado
- 2 azeitonas picadas (verde ou preta)
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (sopa) de nozes picadas
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Massa
Coloque 1,5 litro de água para ferver, acrescente a massa e o sal. Cozinhe pelo tempo
recomendado pelo fabricante (cerca de quatro minutos). A massa deve ficar al dente,
porque ainda sofrerá o aquecimento da marmita.
Molho pesto
No processador ou liquidificador, ponha a rúcula, o manjericão, o alho, as nozes, o
sal e a azeitona. Bata até ficar homogêneo. Com o aparelho ligado, junte o azeite
extravirgem aos poucos, até obter um molho ligeiramente espesso. Adicione parte
do queijo parmesão ao final do processo.
Montagem
Coloque o macarrão por baixo e despeje o molho pesto por cima. Decore com um pouco
mais de queijo parmesão e as nozes.
*Para ajustes de quantidade, é importante consultar um nutricionista. Ele poderá, de forma individualizada, calcular e orientar as porções adequadas para você.
Quer ver outras 21 receitas elaboradas pelos nossos especialistas? Baixe nosso e-book de marmitas saudáveis. Lá, você também verá muito mais dicas sobre alimentos e montagem das marmitas.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).