Especial

Entenda as dietas vegetarianas e onívoras

30 outubro 2012

30 outubro 2012

Saiba como ingerir os nutrientes importantes para um cardápio saudável, independente da sua escolha de tipo de alimentação.

A dica é variar o cardápio

Se por algum motivo você escolheu seguir uma dieta vegetariana, sem o consumo de qualquer tipo de carne, é preciso variar o cardápio para não sofrer com deficiências nutricionais comuns. 

É importante ficar atento para evitar problemas como a carência de ferro, vitamina B12, cálcio e proteínas, que podem ocasionar algumas deficiências no organismo. 

Os adeptos do vegetarianismo se dividem em diversos grupos. Veja abaixo algumas formas diferentes de ser vegetariano: 

Vegano (vegetariano estrito ou puro): Seus adeptos não consomem qualquer produto proveniente de origem animal. 

Lacto-vegetariano: A dieta desse grupo permite o consumo de leite e derivados. 

Ovolactovegetariano: Além do leite e de seus derivados, as pessoas que seguem esse tipo de dieta também incluem ovos na alimentação. 

Por isso, se você optou pelo vegetarianismo, é preciso seguir uma dieta balanceada, pois é comum ocorrer deficiência de nutrientes presentes, principalmente, em alimentos de origem animal. 

Para não ter problemas é indicado o acompanhamento de um especialista em nutrição e lembrar incluir diariamente no seu cardápio: cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados, carne magras, aves e peixes. 

Conheça também as diferenças entre a alimentação vegetariana da onívora.


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