Especial

Entenda as dietas vegetarianas e onívoras

30 outubro 2012

Saiba como ingerir os nutrientes importantes para um cardápio saudável, independente da sua escolha de tipo de alimentação.

Conheça cada dieta

Algumas das diferenças entre a dieta vegetariana e a dieta onívora (onde há o consumo de carne) são aspectos que vão além da simples suspensão de alimentos de origem animal. Os vegetarianos consomem muitos vegetais, frutas, cereais, legumes e nozes e sua dieta contêm menor quantidade de gordura saturada, colesterol e carboidrato simples como o açúcar. 

Apesar de tantos benefícios é preciso ficar atento, pois na dieta vegetariana pode faltar vitamina B12, responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso. Como esse nutriente só é encontrado em alimentos de origem animal é fundamental que os vegetarianos monitorem frequentemente, com exames de sangue, os níveis dessa vitamina. 

Confira abaixo onde encontrar fontes alimentares de nutrientes que os vegetarianos precisam: 

Cálcio: Vital para ganho e manutenção de massa e densidade óssea, transmissão nervosa e regulação da função muscular do coração.

Onde encontrar: vegetais verde-escuros (brócolis, couve e quiabo), frutas secas, castanhas, sementes, leguminosas e melaço de cana. 

Ferro: Atua na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todo o corpo.

Onde encontrar: Lentinha, grão-de-bico, soja, castanhas e sementes, vegetais verde-escuros, frutas secas e melaço de cana. 

Zinco: Esse nutriente é importante combustível para o bom funcionamento de nosso sistema imunológico, ou seja, fortalecendo as defesas de nosso corpo.    

Onde encontrar: No farelo de aveia, no feijão, na lentilha e nos cereais integrais. 

Ômega 3: É um ácido graxo essencial para todos os tecidos do nosso organismo.                            

Onde encontrar: Na semente e no óleo de linhaça, no óleo de canola e nas nozes. Para cuidar da ingestão do ômega-3 é importante reduzir o consumo do ômega-6, encontrado nos óleos vegetais. 

Vitamina B12: Ela atua no metabolismo de todas as células, sobretudo nas relacionadas ao sistema digestivo, médula óssea e tecido nervoso.                                                

Onde encontrar: Em ovos e leite e seus derivados. Quem não come esses alimentos, deve conversar com um nutricionista sobre a necessidade de suplementação. 

Entenda por que é importante procurar a orientação de um nutricionista.


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