Especial

Entenda as dietas vegetarianas e onívoras

30 outubro 2012

Saiba como ingerir os nutrientes importantes para um cardápio saudável, independente da sua escolha de tipo de alimentação.

Consulte um nutricionista

Um cardápio sem planejamento pode causar palidez, fraqueza e perda de peso. Por isso, é preciso ficar atento para manter uma dieta vegetariana nutricionalmente adequada, capaz de atender às suas necessidades nutricionais. Lembre- se sempre de substituir os nutrientes que só são encontrados em fontes animais.   

Ao optar pelo vegetarianismo, é fundamental consultar-se com um nutricionista para garantir a correta combinação dos alimentos e não aumentar o risco à saúde por inadequação alimentar.

Vaja abaixo nutrientes que não podem faltar na sua alimentação caso opte pelo vegetarianismo: 

Vitamina B12: este composto é essencial em diversos processos orgânicos, entre eles a produção de células vermelhas do sangue. A deficiência desta vitamína pode provocar anemia. 

Ferro: o organismo absorve com mais facilidade o ferro da carne e do peixe do que de fontes vegetais. A vitamina C, de frutas cítricas, ajuda o corpo a absorver o ferro das hortaliças e dos ovos. 

Cálcio: O leite e seus derivados são os maiores fornecedores de cálcio para o organismo. Entre os vegetais, o brócolis contém uma boa quantidade de cálcio é de fácil absorção. 

Quanto mais restrita for sua alimentação, ou seja, quanto menos carnes, ovos, leite e derivados você consumir, tornam-se mais importantes essas orientações, especialmente se o vegetarianismo for adotado por crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil, gestantes e idosos – momentos da vida em que há mais necessidade de nutrientes. 

A alimentação vegetariana de qualquer tipo pode ser saudável ou não, dependendo dos alimentos escolhidos, assim como ocorre com a alimentação tradicional, quando há o consumo de carnes.

 Não importam as razões pelas quais você se tornou vegetariano – sejam elas por motivos de saúde, econômicos, ambientais, religiosos ou quaisquer outros. O importante é conhecer os alimentos e suas características nutricionais. É preciso, ainda, saber compor uma dieta equilibrada, com mistura e variedade de alimentos.  

Saiba como variar o cardápio para substituir todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação.


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