Notícia

Arroz integral com qualidade e sabor

21 agosto 2014

21 agosto 2014

Todas as marcas mostraram ter ótima qualidade e bom sabor. E, com as dicas da PROTESTE você aprende a preparar esse alimento com algumas variações.

Diversos estudos têm demonstrado que a ingestão de grãos integrais está associada à redução de riscos de doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade. Por isso, decidimos testar diversas marcas de arroz integral tipo 1 para verificar sua qualidade e a boa notícia é que o resultado foi bastante positivo.

Antes de saber tudo sobre o teste com arroz integral confira quais os tipos de arroz disponíveis no mercado:

teste-arroz-integral

Em nosso teste atual, verificamos que os rótulos do arroz integral são bem completos. A maioria informa até a data de empacotamento, o que não é obrigatório por lei, mas pode ser uma informação relevante para quem queira escolher um produto mais fresco. Os únicos que não têm essa informação são Ráris, Taeq e Uncle Ben´s.

E não foi verificado qualquer problema de peso diferente do que o informado na embalagem. Mesmo assim, alguns produtos podem render bem mais do que outros, por conta da sua capacidade de expansão.

Também verificamos se havia a presença de toxinas produzidas por fungos (aflatoxinas), que podem causar danos à saúde. E nenhuma das marcas apresentou esse tipo de problema. Além disso, todos os produtos estavam dentro do padrão ideal de umidade e sem nenhuma mistura de safras.

Verificamos também que todos os grãos cozinham de maneira uniforme em até 32 minutos. E apesar de muita gente achá-lo menos saboroso, a análise sensorial mostrou que o arroz integral pode ser muito bem apreciado. 

Todos têm ótima capacidade de expansão

Confira no gráfico o rendimento medido pela capacidade de expansão do grão de arroz integral depois do cozimento. As marcas Uncle Ben´s e Emoções chegam a render três vezes mais depois de cozidos. Veja os percentuais de expansão:

arroz-integral-proteste
O rendimento foi medido pela capacidade de expansão depois do cozimento. Confira acima os percentuais de expansão:

As marcas Emoções, Prato Fino, Meu Biju e Namorado foram os mais bem avaliados na análise sensorial. 

Apesar de terem se saído bem neste quesito, Tio João e Uncle Ben's foram as marcas que menos agradaram ao paladar dos consumidores que participaram do painel. E o Uncle Ben's é o mais caro entre todos os produtos testados.

Os preços, aliás, podem variar muito, tanto conforme a marca quanto ao local de compra. Com relação aos canais de vendas, os menores preços encontrados foram nos hipermercados.


Imprimir Enviar a um amigo