Notícia

Aveia: consuma sem moderação

22 abril 2014

22 abril 2014

A PROTESTE foi ao laboratório avaliar a qualidade deste cereal que atua diretamente na prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo. Confira os resultados:

A aveia é um cereal altamente nutritivo, rico em carboidrato, vitaminas e fibras e o consumo deste alimento já se tornou habitual na mesa dos brasileiros. Por isso, a PROTESTE avaliou as marcas disponíveis no mercado para averiguar a presença de outros cereais ou amido misturados aos produtos.

Para realizar o teste levamos para o laboratório sete marcas para fazer as análises microscópicas. São elas:

  • Mãe Terra: aveia integral em flocos.
  • Jasmine: aveia em flocos finos.
  • Yoki: aveia em flocos finos.
  • Nestlé: aveia em flocos finos.
  • Quaker: aveia em flocos finos.
  • Taeq: aveia em flocos finos.
  • Vitao: aveia em flocos finos.

A boa notícia é que após os testes não foi encontrado amido ou elementos estranhos ao produto. Ou seja, as marcas avaliadas não apresentam mistura de outros cereais e por isso podem ser consumidas sem preocupações.

Confira as dicas da PROTESTE para incluir a aveia nas refeições:

  • Melhora o funcionamento do intestino.
  • Cria uma sensação de saciedade por conter fibras do tipo solúvel.
  • Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e se transformam em um gel que faz as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também de câncer de intestino.
  • No caso dos diabéticos, esse gel diminui os níveis de absorção da glicose, melhorando os níveis glicêmicos.
  • Faz bem para a pele, por que contém silício e proteínas e agem nas divisões celulares renovando os tecidos.
  • Fortalece os ossos, por ser rica em cálcio.
  • Possui ação anticancerígena, pela ação das betaglucanas, que são componentes das fibras solúveis, protegendo o DNA.
  • Possuem minerais antioxidantes, que são capazes de eliminar os radicais livres.

Dicas para incluir a aveia nas refeições diárias:

  • Café da manhã: acrescente uma colher (sopa) de aveia sobre uma porção de frutas.
  • Almoço: adicione duas colheres (sopa) sobre sua porção de salada cozida ou crua ou mesmo sobre alimentos como arroz, feijão, carnes.
  • Lanche: coloque uma colher (sopa) de aveia no iogurte magro, no leite ou no suco de frutas.
  • Ceia: acrescente duas colheres de sopa ao alimento escolhido para a refeição da noite, de preferência, saladas e sopas de legumes.
Para se ter os benefícios da aveia é preciso consumir o cereal regularmente e de forma variada. Confira no artigo como incluir este alimento na sua rotina.

Imprimir Enviar a um amigo