A PROTESTE e o Instituto Alana analisaram as embalagens de dez cereais matinais da Nestlé e Kellogs e se alarmaram com os artifícios usados pela indústria para atrair as crianças ao consumo de seus produtos. Os abusos incluem:
- Estratégia de comunicação mercadológica que se aproveita da vulnerabilidade da criança;
- Prática de venda casada;
- Carência nutricional, com falhas nas informações essenciais sobre os cereais.
Os brindes vinculados às promoções são colecionáveis ou de venda “por tempo limitado”. Para que todos os brinquedos sejam adquiridos — versões diferentes ligadas a um mesmo tema — é necessário, usualmente, consumir várias embalagens do produto.
Para induzir ao consumo a indústria ressalta ainda qualidades nutricionais que raramente os cereais apresentam e, além disso, exploram demasiadamente aspectos lúdicos, com desrespeito aos direitos constitucionais, Código de Defesa do Consumidor e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Veja abaixo a análise de cada cereal matinal das empresas Kellogg Brasil Ltda. e Nestlé Brasil Ltda:
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Snow Flakes: |
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- Venda casada (lança-discos do Batman);
- Indução ao consumo exagerado de produtos;
- Informação que induz ao erro (“É comprovado que crianças bem alimentadas pela manhã melhoram seu desempenho na escola. Por isso nutricionistas sugerem um café-da-manhã com cereais, leite e suco ou fruta”, informação nutricional).
- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Entre em ação com os lança-discos! São 4 para você colecionar! Encaixe-os no seu cinto e sinta-se um super-herói!”; “Leve Snow Flakes para o seu café-da-manhã!”);
- Utilização de mascotes, super-heróis e histórias em quadrinhos para promover o produto.
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Crunch Cereal |
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- Venda casada (“Ganhe 1 ingresso Cinemark para o filme Batman na compra de outro inteiro”);
- Indução ao consumo exagerado de produtos;
- Utilização de super-herói para promover o produto;
- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Aproveite o sabor de Crunch Cereal, coloque 30g em uma tigela e adicione 125 ml de leite frio ou gelado.”);
- Informação que induz ao erro (informação nutricional)
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Moça Flakes: |
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- Venda casada (lança-discos do Batman);
- Indução ao consumo exagerado de produtos;
- Informação que induz a erro (“Nutricionistas sugerem um café-da-manhã com cereais, leite ou iogurte e suco de fruta”, “Moça Flakes além de ser saboroso e prático, oferece todos os benefícios do cereal integral e fica uma delícia quando combinado a frutas, iogurte ou mesmo leite”, informação nutricional);
- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Entre em ação com os lança-discos! São 4 para você colecionar! Encaixe-os no seu cinto e sinta-se como um super-herói!”).
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Estrelitas: |
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- Utilização de mascotes para a promoção do produto;
- Informação que induz a erro (“um café-da-manhã completo deve ter cereais, leite, suco ou fruta”, informação nutricional);
- Disseminação de valores distorcidos (“há um passatempo que só leva à vitória se o café-da-manhã for feito de suco, fruta e cereais”);
- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Experimente também Estrelitas chocolate”; “Aproveite o sabor de Estrelitas Mel, coloque 30g em uma tigela e adicione leite frio ou gelado.”).
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Nescau Cereal Radical: |
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- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Tenha toda a energia de um café-da-manhã com cereal integral”; “Comece o dia cheio de energia”);
- Informação que induz a erro (“Siga o conselho dos nutricionistas e coloque uma porção de cereais no café-da-manhã, com leite ou iogurte, e um suco ou um fruta”; “Os cereais matinais Nestlé são uma ótima opção para você começar o dia cheio de ENERGIA”; informação nutricional).
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Sucrilhos: |
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- Venda casada (“Grátis 1CrazyBall– Edição limitada”);
- Indução ao consumo exagerado de produtos;
- Utilização de mascotes e imagens de crianças para promover o produto;
- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Monte suaCrazyBall”, “Mostre sua agilidade de tigre com as novasCrazyBalls”, “São 4 cores diferentes – COLECIONE!!”);
- Informação que induz ao erro (“ENERGIA”, informação nutricional).
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The Powerpuff Girls 10th Birthday Kellogg’s: |
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- Utilização de personagens de desenho animado para promover o produto (Meninas Superpoderosas);
- Informação que induz ao erro (“Uma combinação superpoderosa de sabor e energia”, “ENERGIA”, informação nutricional).
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Froot Loops: |
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- Utilização de mascotes para promover o produto;
- Informação que induz ao erro (informação nutricional, fotos de frutas)
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Honey Nutos: |
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- Utilização de mascotes para promover o produto;
- Informações que induzem o consumidor ao erro (informação nutricional).
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Choco Krispis: |
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- Utilização de mascotes para promover o produto;
- Uso de forma imperativa para estimular consumo (“Experimente o novo Choco Krispis”, “Visite nosso site”);
- Informação que induz ao erro (informação nutricional).
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