Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Conheça as principais oleaginosas
Veja como sua saúde pode se beneficiar com o consumo desses frutos.
16 novembro 2010 |
Amêndoas: uma porção pode reduzir o LDL em 3%. Possui uma grande quantidade de gordura polinsaturada. Rica em zinco, ômega 3, cálcio 266, ferro e vitamina E alfatocoferol, que é a forma desse nutriente mais bem absorvida pelo corpo. Tem efeito anti-câncer devido à presença de importantes antioxidantes e de uma substância chamada amigdalina.

Amendoim: rico em óleo e proteína. Seus grãos também podem ser utilizados na extração do óleo, na indústria de conservas e em produtos medicinais. Pode conter aflatoxina, substância cancerígena produzida por fungos (por isso, a dica é procurar produtos com o selo de qualidade da Abicab).

Avelã: tem propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, é rica em ômega-9 e possui anti-inflamatórios potentes. Apesar de muito calórica, é rica em vitamina E, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, ferro e cobre. Quem tem histórico de cálculos renais de oxalato de cálcio deve evitar excessos.

Castanhas de caju: planta genuinamente brasileira, é o fruto do cajueiro, não o caju em si. Rica em fósforo e em potássio, possui muitas gorduras monoinsaturadas.

Castanha-do-Pará: rica em cromo e selênio, auxilia na produção dos hormônios da tireóide, melhora o sistema imunológico e reduz o risco de câncer.
 
Nozes: pobres em fibras e proteínas, são boas fontes de cobre, zinco, vitamina E, magnésio, fósforo, niacina e outras vitaminas do complexo B. Contém ácido alfa-linolênico, que previne batimentos cardíacos anormais; ao mesmo tempo, são fonte de gordura poli-insaturada.

Pinhão: apresenta um valioso teor nutricional, pois sua polpa é formada de amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.

Pistache: é bastante calórico, com 589 kcal em 100 gramas. É fonte de cálcio e de vitamina B6. Seu consumo traz um impacto positivo em pessoas com níveis moderadamente altos de colesterol. 

Leia também

distrato
festa junina
conta

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.