Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Conheça os benefícios dos probióticos
Presentes em iogurte ou leite fermentado, microrganismos estimulam o sistema imunológico e regulam o funcionamento do intestino.
17 agosto 2009 |

Quem compra iogurtes e leite fermentado já deve ter ouvido falar que muitos deles contêm bactérias capazes de regular o intestino. Esses agentes são os probióticos, definidos como microrganismos vivos que beneficiam a saúde do organismo no qual estão presentes.

Além dos alimentos acima, você também pode encontrar os probióticos em pó ou cápsulas. Os principais benefícios desses microrganismos são:

  • Controle das bactérias no intestino
  • Redução dos microrganismos nocivos no intestino
  • Digestão da lactose em indivíduos intolerantes à substância
  • Estímulo ao sistema imunológico
  • Alívio da constipação
  • Aumento na absorção de minerais e produção de vitaminas.

Embora ainda não comprovados, outros efeitos atribuídos a essas substâncias são a diminuição do risco de câncer de cólon, de doença cardiovascular e do colesterol, bem como ação anti-hipertensiva.

Se é probiótico, tem que dizer o microrganismo ativo

Os produtos probióticos, como certos iogurtes e leites fermentados, devem trazer a seguinte mensagem em seu rótulo: “O << microrganismo>> probiótico contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

O iogurte e o leite fermentado probiótico são são, na verdade, feitos da mesma maneira. A diferença, além dos microrganismos utilizados na fabricação, é a consistência do alimento: os iogurtes têm maior consistência e os leites fermentados são líquidos.

Prebióticos são fibras

É comum também encontrar alimentos que se denominam prebióticos. Estes são, na verdade, ricos em fibras alimentares. Entre outras vantagens, eles estimulam o crescimento das bactérias probióticas, fazendo um bem ainda maior a saúde de quem o consome.

 

Leia também

colchão
festa junina
prato
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.