No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e a PROTESTE selecionou diversos filmes sobre temas polêmicos como agrotóxicos, transgênicos, sustentabilidade, obesidade infantil, influência da mídia na alimentação, com o intuito de propor uma reflexão sobre estes assuntos.
O fato é que vivemos numa época onde há um verdadeiro bombardeio de informações sobre os alimentos. Para separarmos o joio do trigo e saber o que realmente importa é preciso informar-se. A informação é o melhor caminho para criação de senso crítico e consciência.
Por isso, indicamos os documentários listados abaixo que podem ser encontrados em sites de buscas, como o Youtube.
1. Muito além do peso, 2012 com direção de Estela Renne.
Sinopse: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.
2. O veneno está na mesa I, 2011 com direção de Sílvio Tendler.
Sinopse: O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.
3. O veneno está na mesa II, 2014 com direção de Sílvio Tendler.
Sinopse: O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.
4. Food Inc. (Comida S/A), 2008 com direção de Robert Kenner.
Sinopse: É um documentário americano que aborda a questão de como a cultura do fast-food gerou a concentração da produção agrícola, que dominada pelo corporativismo está fazendo com que a agricultura familiar desapareça.
5. O Alimento é Importante (Food Matters), 2008 com direção de James Colquhoun e Carlo Ledesma.
Sinopse: O filme confronta a medicina tradicional com a medicina ortomolecular baseada na nutrição e aborda como está equivocada a nossa maneira de tratar as doenças.
6. Nuvens de veneno, 2013 com direção de Beto Novaes.
Sinopse: O filme aborda as preocupações com as consequências do uso de agroquímicos no ambiente, especialmente, na saúde do trabalhador. Um documentário revelador que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que buscamos.
7. The World According to Monsanto (O mundo segundo a Monsanto), 2008 com direção de Marie-Monique Robin.
Sinopse: O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.
Sinopse: O documentário aborda a indústria da carne, além da produção de ovos e leite, de forma detalhada e contundente. O título vem de uma famosa frase que Paul McCartney costuma dizer: “Se matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”.
O tema alimentação é muito amplo e deve ser discutido em diversos aspectos, por isso a PROTESTE indica também a leitura da Cartilha de Alimentos para alertar e orientar os consumidores sobre higiene de alimentos.