O consumo regular de fibras alimentares pode ajudar a perder peso e prevenir cânceres e constipação, além de reduzir o colesterol.
As fibras alimentares formam um conjunto de substâncias derivadas de vegetais resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. A PROTESTE recomenda, para um adulto, o consumo diário entre 25g e 30g de fibras.
Essa quantidade pode ser alcançada ao se manter uma dieta saudável. Confira abaixo quais alimentos apresentam quantidades significativas de fibras:
Frutas
Leguminosas
Hortaliças
Cereais integrais
Nutriente pode prevenir doenças graves
Confira quais males podem ser prevenidos ou atenuados com o consumo regular de fibras alimentares:
Perda de peso - as fibras atuam na regulação do peso corporal. As fibras são alimentos de baixo valor energético e que dão volume à alimentação consumida, podendo aumentar a sensação de saciedade após a refeição.
Prevenção do câncer de cólon – já está comprovado que os alimentos com fibras, quando ingeridos diariamente, levam à menor incidência de câncer de cólon. Isto ocorre porque a fibra faz com que o intestino funcione diariamente, ocasionando uma diminuição na absorção de toxinas pelo intestino.
Prevenção da constipação - a causa mais comum de constipação (prisão de ventre) é a baixa ingestão de fibras. O efeito delas é aumentar o volume e a retenção de líquido das fezes, fazendo com que elas fiquem mais pastosas e fáceis de eliminar.
Redução do colesterol - as fibras, aliadas a uma dieta saudável, podem ajudar na redução do colesterol, pois o organismo absorve menos gorduras.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo telefone 4003-3907.