Notícia

Lentilhas: uma boa opção para a ceia de Ano Novo

16 dezembro 2015

16 dezembro 2015

Nosso teste aprova o sabor e a higiene desse alimento típico do réveillon. Entretanto, alguns rótulos precisam ser revistos, já que trazem dados incorretos.

A lentilha que você comer na ceia deste réveillon pode ou não lhe trazer, como reza a lenda, fartura e prosperidade para o próximo ano. Entretanto, nosso teste com 10 marcas mostra uma certeza: ela terá bom sabor, qualidade e higiene

 

Amostras sem toxinas nocivas à saúde 

Ao contrário de nossa última avaliação, em 2010, quando detectamos insetos vivos e aflatoxinas, toxinas potencialmente cancerígenas, esses elementos estiveram ausentes em todas as amostras.  

 

Grãos de todas as marcas cozinham uniformemente e rendem bem 

Os resultados foram ótimos no teste de cocção, em que se colocam as ervilhas em água fervente. Os grãos foram cozinhados uniformemente em até 20 minutos, indicando que não houve mistura de safras. Todas as marcas tiveram também ótima expansão, rendendo bastante.



Sabor das lentilhas aprovado por nosso painel de voluntários

Critério essencial, o sabor das lentilhas foi aprovado por nossos voluntários. Fritz & Frida, Hikari e Chinezinho tiveram boa aceitação, enquanto as restantes obtiveram conceito muito bom


Nossa única ressalva foi termos constatado que a informação no pacote nem sempre é verdadeira, embora isso dificilmente trará malefícios ou alterará o sabor da receita. Alguns dados referentes às classes – graúda, média, miúda e misturada – e aos tipos – 1, 2, 3 e 4 – em que as lentilhas são divididas estavam errados. Quanto mais baixo esse número, menor a possibilidade de se deparar com insetos e grãos mofados.   

 

Cinco marcas trazem informações erradas sobre classe e tipo 

É o caso das marcas Super Máximo, ComBrasil, Granfino, Carrefour e Chinezinho, que estampam equivocadamente esses dados em seus rótulos. Super Máximo e Carrefour, por exemplo, são indicadas como graúdas, mas pertencem à classe misturada. Chinezinho, que faz parte desse mesmo grupo, é denominada média.

 

 

Por isso, elas foram avaliadas como fracas no quesito rotulagem, enquanto Camil e Fritz & Frida destacaram-se positivamente. Para conferir os resultados do teste, clique aqui.

 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo